domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Em parceria com franceses Unemat instala estação meteorológica no campus de Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: divulgação)

A Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) recebeu uma estação meteorológica automática que foi instalada no campus de Sinop, no Jardim Imperial, que será utilizada por alunos do curso de Geografia. O projeto é uma parceria entre pesquisadores brasileiros e franceses e tem por objetivo a mensuração de ilhas de calor em áreas urbanas.

De acordo com a assessoria da instituição, o equipamento vai avaliar dados de precipitação, velocidade do vento, temperatura, umidade do ar e radiação solar, fornecendo parâmetros de modo automático que serão disponibilizados online para a rede de pesquisa estabelecida e que poderão ser comparados com as outras estações, já que o projeto contempla também outras regiões brasileiras.

Segundo o coordenador do curso de Geografia, Vinicius Teixeira, “a estação localizada proporcionará ganhos aos docentes e discentes do curso, que terão acesso a dados meteorológicos precisos, além de fornecer os dados para a rede estabelecida com pesquisadores brasileiros e franceses”.

Além da instalação da estação automática, outro sensor, para aferição de temperatura e umidade foi instalado na mata contígua ao campus Imperial, que funcionará de modo autônomo, recolhendo dados de temperatura e umidade ao longo do período de um ano.

O projeto é liderado por geógrafos franceses da Universidade Rennes 2. Também participam a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Unemat.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...

Hospital de Sinop realiza 1ª captação de órgãos e pode ajudar a salvar três vidas

A Central Estadual de Transplantes da secretaria estadual de...

Apostadores de Nova Mutum e Rondonópolis faturam mais de R$ 40 mil na Quina

O apostador de Rondonópolis (214 km de Cuiabá) acertou,...
PUBLICIDADE