segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Moradores de Sinop, Lucas do Rio Verde, Cuiabá e mais 9 cidades de MT vão visualizar eclipse do sol, diz astrônoma

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: divulgação)

Os moradores de Cuiabá, Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop, Vila Bela da Santíssima Trindade, Aripuanã e Juína vão conseguir acompanhar o eclipse parcial do sol, que está previsto para ocorrer a partir das 15h do dia 2 do próximo mês. A confirmação é da professora doutora em astronomia pela Universidade de São Paulo (USP), Telma Cenira Couto da Silva.

Segundo Silva, apenas o eclipse solar parcial poderá ser visto na maioria do país quase ao final da tarde, porém, na maior parte das cidades brasileiras o sol irá se pôr antes que o eclipse parcial termine. Na América do Sul o eclipse solar será total apenas numa pequena região do Chile e da Argentina.

“Num eclipse solar a lua – na fase nova – posiciona-se entre a terra e o sol produzindo uma sombra numa pequena faixa da superfície terrestre ao obstruir a passagem da luz solar. Isso só ocorre quando há um alinhamento (ou quase) entre a terra, a lua e o sol. De uma maneira geral, quanto mais próximo à faixa estreita em que acontecerá o eclipse solar total (passa, por exemplo, numa pequena área do Chile), maior será a fração da superfície solar que ficará encoberta pela Lua, e, quanto mais a oeste a cidade estiver localizada, maior será o intervalo de tempo em que ele poderá ser observado”, explicou.

Telma disse ainda que para os estados de “Mato Grosso, Acre, Amazonas e Rondônia foram feitas previsões para algumas outras cidades além das capitais desses estados. Quem for observar o fenômeno nesses estados deve procurar o local citado mais próximo à sua cidade. Como exemplo, em Mato Grosso estão listadas duas cidades relativamente próximas, Água Boa e Barra do Garças, que seguem o horário de Brasília. Notem que são pequenas as variações nos horários apresentados.”

O próximo eclipse solar visível no Brasil acontecerá em 14 de dezembro de 2020, e novamente será apenas um eclipse solar parcial. Nessa data a região mais a sul do Brasil conseguirá observar todo o eclipse parcial do Sol, mas, em Manaus, por exemplo ele não será observado. Naturalmente, qualquer observação do céu depende de condições climáticas favoráveis no dia.

Horários previstos de início ou término do eclipse

Cuiabá   – das 16h01 às 17h25

Água Boa – 17h09 às 18h12

Alta Floresta – 16h11 às 18h35

Barra do Garças – 17h06 às 18h09

Guarantã do Norte – 16h13 às 17h30

Lucas do Rio Verde – 16h05 às 18h28

Rondonópolis –  16h01  às 17h17

Sinop – 16h08 às 17h29

Vila Bela da Santíssima Trindade – 15h56 às 17h41

Aripuanã – às 16h04 às 17h39

Juína – 16h03 às 17h41

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE