sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: consórcio deve assumir em setembro gestão do aeroporto para investir cerca de R$ 85 milhões

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O governo federal e as empresas de consórcios vencedoras do leilão referente a concessão de 12 aeroportos para a iniciativa privada devem assinar, dia 2 de setembro, os contratos de concessão. A previsão é da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e consta em decisão que homologou o resultado do processo licitatório. Em Mato Grosso, estarão sob responsabilidade do Consórcio Aeroeste, constituído pelas empresas Socicam Terminais Rodoviários e Representações e Sinart – os aeroportos de Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta.

O aeroporto de Sinop tem o segundo maior volume de passageiros no Estado e a projeção é que sejam investidos R$ 85 milhões nos primeiros três anos de gestão. Os próximos passos da concessão foram debatidos entre o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento de Sinop, Astério Gomes, e representantes da secretaria de Aviação Civil, do governo federal, em Brasília. “Precisávamos saber como estava o andamento para assinatura desse contrato (de concessão), uma vez que o governo (municipal) e a cidade precisam saber. O contrato deve ser assinado no dia 2 de setembro”, informou Gomes. No último dia 24 de maio, a ANAC publicou a homologação do resultado do leilão. no próximo dia 25 acaba o prazo para comprovação de atendimento pela proponente vencedora, das obrigações previstas em edital. Posteriormente, em 2 de setembro, será realizada a convocação do adjudicatário para celebração do contrato de concessão do respectivo bloco de aeroportos.

A prefeita Rosana Martinelli definiu que, até a assinatura do contrato de concessão, em setembro, a prefeitura de Sinop continuará “fazendo a lição de casa”no aeroporto municipal João Baptista Figueiredo, em relação a algumas exigências da ANAC. Na sua gestão, foram ampliados a pista, o terminal de passageiros, adquiridos veículos e atendidas outras exigências da agência. Uma delas visava assegurar a certificação para operar por meio de instrumentos e não mais manual.

Recentemente, o município comemorou o início de operação de mais uma rota do transporte de passageiros, essa ligando Sinop a Campinas (SP). “Todo um trabalho foi feito em parceria com as entidades, porque entendemos que o aeroporto é uma das portas de entrada do município”, registrou Rosana Martinelli, salientando ainda que, apenas em 2018, quase 130 mil embarques ou desembarques de passageiros foram registrados.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT firma parceria para regularizar mais de 10 mil imóveis

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou um...

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE