PUBLICIDADE

Santa Carmem inaugura cartório e faz 1º registro de nascimento da história do município

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (fotos: Só Notícias/Guilherme Araújo)

Santa Carmem (35 km de Sinop) teve, ontem à tarde, momento histórico com a inauguração do primeiro Cartório de Paz e Notas e a confecção do registro de nascimento do primeiro cidadão carmense. O bebê Henrique Anselmo Silva Saraiva, de apenas 4 dias é o primeiro registrado no município e sua família recebeu do prefeito Rodrigo Audrey Frantz a chave da cidade. Para esse e outro tipos de procedimentos cartorários os moradores acabavam indo a Sinop

O cartório de Santa Carmem foi implantado com autorização do poder judiciário presta serviços de registro civil, de casamento, óbito, parte de títulos, tabelionato como procurações, escrituras, inventários e divórcios. A tabeliã interina Aline Villa foi empossada. “A cidade de Santa Carmem não tinha cartório até este momento e vendo essa necessidade da população que tem que se deslocar até Sinop para qualquer ato, como, por exemplo um reconhecimento de assinatura, que custa um pouco mais de R$ 6. Busquei a corregedoria (Judiciário) que viu o quanto a cidade necessita. Foi assim que pedi autorização e começamos os trâmites necessários para conseguirmos essa autorização para abrir o cartório”, disse a tabeliã.

O desembargador Luiz Ferreira da Silva, corregedor do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, prestigiou a inauguração e disse que “o cartório é uma forma que se tem de dar segurança aos seus negócios. No cartório você tem certeza que os instrumentos foram feitos dentro da lei e que você efetivamente comprou e vai ter condições de receber sem ter que ir a juízo. Eu diria que o cartório é para o município uma facilidade, é uma forma de integrar a comunidade a toda rede de cartórios. O cartório no Brasil é uma das coisas mais organizadas e instrumentalizadas através de sistema de informática. Neste momento, Santa Carmem está integrada ao sistema nacional de cartórios do Brasil e dos grandes sistemas do mundo ocidental”, disse o magistrado.

O prefeito Rodrigo Audrey Frantz ressaltou que a implantação do cartório é uma grande conquista para o município. “É um marco histórico para nossa população de Santa Carmem. É um sonho da nossa população que vai tirar as dificuldades da legalização de vários documentos, que até então, íamos até o município de Sinop. Então, vai trazer mais benefícios, tanto para as empresas quanto a população, em geral. Para todos que querer investir no município de Santa Carmem é um grande marco”.

O juiz diretor do Fórum de Sinop, Cleber Zeferino, vereadores em Santa Carmem, secretários municipais estiveram na solenidade.

Fundada por Enio Pipino e João Pedro de Carvalho (assim como Sinop), Santa Carmem tem 44 anos, mais de 5 mil habitantes e sua economia é baseada na agricultura e setor madeireiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Aprovado projeto do governo de Mato Grosso alterando cadastro de pedófilos

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram por unanimidade,...

Lula volta a Mato Grosso esta semana para lançar programa e entregar maquinários

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

Deputada de Mato Grosso protocola pedido de CPI mista para investigar fraudes no INSS

Foi protocolado nesta segunda-feira o pedido para a instalação...

TCE detecta falhas em 81% dos municípios mato-grossenses na prevenção a desastres naturais

Considerando que 81% dos municípios não adotam medidas eficazes...
PUBLICIDADE