PUBLICIDADE

Índios liberam tráfego de veículos e encerram manifesto em MT contra mudanças na secretaria Especial de Saúde

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: divulgação)

Cerca de 200 índios da aldeia Piaraçú liberaram o tráfego de carretas, caminhões, caminhonetes e demais veículos na MT-322, em um trecho localizado nas proximidades da travessia da balsa do Rio Xingu, na região de São José do Xingu (953 quilômetros de Cuiabá), esta manhã. O manifesto começou na última sexta-feira pela manhã. “Conseguimos ser atendidos e, por isso, encerramos a manifestação”, disse um dos líderes do manifesto Bepio Metuktire, ao Só Notícias.

Os índios são contra as mudanças e municipalização da saúde indígena. Eles querem a manutenção do atendimento que chegou a ser extinto do Departamento de Gestão da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). O presidente da república Jair Bolsonaro (PSL) publicou, na semana passada, um decreto retirando, no texto e, na prática, o caráter democrático e participativo da administração da saúde indígena.

Na semana passada, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, decidiu que a pasta manterá a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) na nova estrutura do ministério. Atualmente, cabe a ela administrar os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que existem no país, e que cuidam do oferecimento de serviços de saúde a essa população.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge prédio comercial no centro de Sinop

Um princípio de incêndio em um prédio comercial movimentou...

Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá

A secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-MT), por meio do...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE