PUBLICIDADE

Comissão da Assembleia em Mato Grosso é favorável a PEC de iniciativa popular

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: JL Siqueira/arquivo)

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso abriu possibilidade para que a população tenha direito a iniciar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) no estado, o que atualmente só e permitido aos parlamentares estaduais. A PEC, proposta pelo deputado Paulo Araújo, teve parecer favorável da CCJR e deve ir à votação em plenário.

Para que uma PEC de iniciativa popular frutifique na Assembleia, é necessário que tenha adesão de no mínimo 1% dos 2,17 milhões de eleitores mato-grossenses distribuídos em um décimo das cidades, o que corresponde a 21,7 mil assinaturas em pelo menos 15 municípios.

O deputado Paulo Araújo explicou que a PEC proposta por ele já é uma sugestão de um cidadão e que em 16 estados brasileiros as emendas às constituições estaduais já são direitos dos cidadãos locais.

O parecer da CCJR da Assembleia acompanha decisão do Supremo Tribunal Federal, que recentemente rejeito a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 825 para retirar o direito popular de apresentar uma PEC. “Essa sistemática para a proposição de emenda constitucional nada mais é que uma das formas de soberania popular”, sentenciou, no julgamento, o ministro Edson Fachin.

A Constituição de Mato Grosso permite à iniciativa popular a proposição de projetos de lei, que também necessitam da assinatura de 1% do eleitorado, só que distribuídos em apenas cinco cidades.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE