PUBLICIDADE

Comissão da Assembleia em Mato Grosso é favorável a PEC de iniciativa popular

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: JL Siqueira/arquivo)

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso abriu possibilidade para que a população tenha direito a iniciar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) no estado, o que atualmente só e permitido aos parlamentares estaduais. A PEC, proposta pelo deputado Paulo Araújo, teve parecer favorável da CCJR e deve ir à votação em plenário.

Para que uma PEC de iniciativa popular frutifique na Assembleia, é necessário que tenha adesão de no mínimo 1% dos 2,17 milhões de eleitores mato-grossenses distribuídos em um décimo das cidades, o que corresponde a 21,7 mil assinaturas em pelo menos 15 municípios.

O deputado Paulo Araújo explicou que a PEC proposta por ele já é uma sugestão de um cidadão e que em 16 estados brasileiros as emendas às constituições estaduais já são direitos dos cidadãos locais.

O parecer da CCJR da Assembleia acompanha decisão do Supremo Tribunal Federal, que recentemente rejeito a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 825 para retirar o direito popular de apresentar uma PEC. “Essa sistemática para a proposição de emenda constitucional nada mais é que uma das formas de soberania popular”, sentenciou, no julgamento, o ministro Edson Fachin.

A Constituição de Mato Grosso permite à iniciativa popular a proposição de projetos de lei, que também necessitam da assinatura de 1% do eleitorado, só que distribuídos em apenas cinco cidades.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador entrega 595 novas casas de programa habitacional em MT

Mais 595 novas casas foram entregues pelo governo de...

Norte Show 2026 em Sinop é lançada em Brasília e prestigiada por lideranças

Foi lançada oficialmente, ontem à noite, em Brasília, na...
PUBLICIDADE