PUBLICIDADE

Prefeita acompanha em São Paulo leilão do aeroporto de Sinop; 2 grupos disputam bloco Centro-Oeste

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: Julia Munhoz/assessoria e reprodução)

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), está em São Paulo acompanhando, neste momento, o leilão do aeroporto de Sinop, que, se arrematado, deverá receber investimento de aproximadamente R$ 85 milhões nos próximos 30 anos.

O leilão está em andamento na Bolsa de valores B3. Dois consórcios estão disputando, com lances a viva voz, o bloco Centro-Oeste onde estão inseridos os aeroportos de Várzea Grande/Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta. Os lances de corretoras-consórcios também são feitos para terminais dos Estados do Nordeste e da região Sudeste.

“Nós acreditamos que este grupo que possa ser o vencedor continue a investir muito forte no município de Sinop. O aeroporto é de suma importância, é uma porta de entrada de investidores, de desenvolvimento e também é para a qualidade do cidadão sinopense, que usa o aeroporto nas suas viagens”, declarou. A prefeita ressaltou que o aeroporto, que é estadual, mas que tem administração municipalizada, recebeu investimentos de recursos do município oriundos do IPTU. Foram comprados de carros, feito reforma de cerca, da cabeceira da pista e reforma do terminal.

Rosana explicou ao Só Notícias que viajou a convite do senador Wellington Fagundes, que é do seu partido, e do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, e admitiu certa expectativa com o que definiu como um “marco para o desenvolvimento de Sinop”. Ela disse que espera ter o que comemorar após o certame.

Especialistas apontam que a preferência, e a ampla concorrência, deverá ser pelo lote do Nordeste, que reúne os terminais de Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). Além do maior fluxo de passageiros, os terminais interessam pela maior proximidade com a Europa, o que pode atrair mais companhias que oferecem o destino a um custo menor.

Este lote deverá atrair a atenção de investidores internacionais e com maior poder de compra. De acordo como jornal Folha de S. Paulo, grupos estrangeiros que já operam no Brasil, como os alemães da Fraport, os suíços da Zurich e os franceses da Vinci devem concorrer.

Os blocos do Centro Oeste e do Sudeste, com Vitória (ES) e Macaé (RJ), também terão concorrência, mas, de acordo com as análises prévias, de grupos menores e com investimento nacional, a exemplo da CCR, que já administra o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), e que fechou acordo de leniência com a força-tarefa da Lava Jato.

Embora os dois blocos não tenham os atrativos do Nordeste, os investidores enxergam possibilidades no potencial econômico das regiões, o Centro Oeste pelo agronegócio e o Sudeste pelo petróleo.

Além da prefeita, o ministro Infraestrutura,Tarcísio Gomes e o senador Wellington Fagundes acompanham o leilão em São Paulo.

Sinop tem uma companhia aérea operando com 3 voos diários.

(Atualizada 10:36h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Audiência define medidas para regularizar área no entorno de hidrelétrica no Nortão

Uma audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Mato...

Sorriso, Lucas e Nova Mutum classificados para final da 2ª edição do prêmio Cidades Inovadoras

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci)...
PUBLICIDADE