sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Jayme Campos prevê que Mato Grosso deve ter R$ 25 bilhões do FCO

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

O senador Jayme Campos (DEM) se reuniu com o secretário estadual de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Silvano Amaral, para definir uma série de estratégias visando liberação de recursos federais para a irrigação e para recuperação de áreas degradadas, principalmente, os municípios do Vale do Rio Cuiabá que detém 45% da população de Mato Grosso. O senador lembrou do compromisso do novo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de destinar parte dos recursos do Fundo Constitucional do Centro Oeste – FCO – para que seja destinada a agricultura familiar através das cooperativas de crédito que conhecem muito mais a realidade do pequeno e micro produtor. “Vamos acionar o Programa Nacional de Irrigação – PRONI – que tem recursos constitucionais previstos para investir principalmente nos municípios do Vale do Rio Cuiabá, ampliando a capacidade de produção da agricultura familiar, gerando emprego e renda”, disse o senador que acredita na real possibilidade de fazer da Baixada Cuiabana uma grande produtora de alimentos.

O secretário Silvano Amaral sinalizou que está buscando parcerias com o Governo Federal para poder atender as demandas existentes, não apenas na produção agrícola, mas também na recuperação de áreas degradadas que podem voltar a produzir e ampliar o potencial de Mato Grosso que já é destacado, mas pode ser melhorado. “O senador Jayme é profundo conhecedor da realidade de Mato Grosso e de sua economia e sabe o quanto é importante se investir em agricultura familiar para aumentar a produção e para gerar emprego e renda para milhares de pessoas e famílias”, disse Silvano Amaral.

Jayme ponderou que pequenas e médias propriedade somam atualmente 4,4 milhões de unidades no Brasil. O número representa 84,4% do total dos estabelecimentos agropecuários do país. A expressividade da agricultura familiar não está presente só no contexto brasileiro. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), nove em cada dez propriedades agrícolas mundiais – 570 milhões -, são geridas por famílias, que produzem cerca de 80% dos alimentos no mundo.

“Veja a importância que tem a agricultura familiar em todo o Mundo e o quanto estamos perdendo em investir em boas práticas e políticas que se sabe que terão resultados para o conjunto da sociedade”, disse o senador que reafirmou o compromisso do novo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto recém empossado.

Jayme Campos sinalizou que as estimativas apontam para mais de R$ 2,5 bilhões do FCO para Mato Grosso e que estes recursos têm que ser partilhados em iguais quotas entre os bancos oficiais e as cooperativas de crédito, para que mais pessoas possam ter acesso ao crédito e possam produzir e gerar emprego e renda. “Se produzimos mais, teremos produtos mais baratos na mesa dos brasileiros e pelo outro lado, gerando emprego e renda para mais pessoas e com isto fazendo a economia aquecer e girar”, disse o senador democrata.

A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE