PUBLICIDADE

Projeto quer obrigar governo de Mato Grosso a destinar 30% de cargos para mulheres

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: Marcos Lopes/arquivo)

O governo do Estado de Mato Grosso poderá ser obrigado a reservar pelo menos 30% dos cargos de primeiro e segundo escalão para mulheres. A proposta é do deputado Lúdio Cabral (PT), que apresentou Projeto de Lei Complementar (PLC) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para alterar o texto do Estatuto dos Servidores. A matéria ainda é embrionária e precisará passar por aprovação das Comissões Permanentes do parlamento antes de ser apreciada pelos deputados em plenário.

A inspiração de Lúdio é a legislação eleitoral, que destina às mulheres 30% das candidaturas nas chapas proporcionais nas eleições para os poderes legislativos, embora os partidos tenham dificuldade para atingir o número mínimo. Ele quer que a presença feminina seja ampliada nos cargos de secretariado e presidências de empresas públicas ou mistas.  “O objetivo é óbvio: ampliar a participação das mulheres nos cargos de comando do Estado”, afirmou.

Lúdio justifica a propositura dizendo que o projeto pode amenizar uma distorção histórica, dando às mulheres mais chances de participar da administração pública, garantindo a inserção das mulheres no alto escalão da administração estadual, e aproveita para alfinetar o governador Mauro Mendes (DEM), que tem somente três mulheres comandando as 15 Secretarias de Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Matupá investirá em mais maquinários para manutenção urbana; R$ 2 milhões

O pregão eletrônico organizado pela prefeitura de Matupá (200...

Governo de MT lança Centro de Excelência em Inteligência Artificial

O governo de Mato Grosso lançou, ontem, o Centro...

Governador e UFMT lançam plataforma de monitoramento de qualidade do ar

O governo de Mato Grosso lançou, hoje, a Plataforma...
PUBLICIDADE