PUBLICIDADE

Polícia vai abrir investigação para identificar acusados de matar gavião-real no Nortão

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: reprodução)

A Polícia Civil de Juara (294 quilômetros de Sinop) vai investigar o possível envolvimento de dois homens no abate de um gavião-real (harpia) em uma propriedade rural do município. O delegado Henrique Engelman disse, ao Só Notícias, que eles também podem responder por porte ilegal de arma de fogo.

“Haverá uma investigação. É obrigatório abrir um inquérito para apurar essa situação. Caracteriza crime ambiental e também podem responder por porte de arma de fogo. Dependerá da situação”, explicou Engelman.

O vídeo foi gravado e divulgado nas redes sociais por um dos envolvidos. Eles se identificam com o primeiro nome e afirmam que são de Juara. Apontam também que foram acionados pelo dono do sítio para abater o animal. Os acusados alegam ainda que o gavião estaria atacando animais na propriedade e, por isso, foi necessário matá-lo.

De acordo com o especialista em aves e diretor do zoológico em Bauru (SP), Luiz Pires, o gavião-real está em extinção no Brasil. “Os comentários que eles fazem sobre a ave ter capacidade de transportar um porco de 40 quilos são falsos. Até possui capacidade de abater presas grandes como preguiças e macacos, mas porcos é um absurdo. É uma ave que se alimenta de animais que pesam no máximo 8 quilos. Existem lendas relacionadas a esse gavião que está em extinção. Ele necessita de áreas grandes para se manter”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Trabalhador morre após sofrer descarga elétrica em Sinop

Um homem morreu após sofrer uma descarga elétrica, esta...

Incêndio atinge barracão em Alta Floresta, destrói caminhão e danifica equipamentos

As chamas alastraram-se pelo barracão de uma marcenaria, ontem...
PUBLICIDADE