PUBLICIDADE

Ex-secretário na gestão de Silval fecha acordo de delação premiada

PUBLICIDADE
Só Notícias/Gazeta Digitial (foto: arquivo/A Gazeta)

O ex-secretário adjunto da Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbana de Mato Grosso Valdísio Juliano Viriato, fechou acordo de delação premiada com o Ministério Público Estadual (MPE), fatos relatados na ação penal oriunda da 5ª fase da Operação Sodoma quando foram desvendadas fraudes em licitação, desvio de dinheiro público e pagamento de propinas, realizados pelos representantes da empresa de combustíveis e de serviço tecnológico e informática na gestão do ex-governador Silval Barbosa.

A revelação sobre nova delação consta no pedido do próprio MPE, que solicitou ao juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues ato de anexar aos autos a cópia do termo de acordo de colaboração premiada, “visto que nos autos consta apenas o anexo relativo aos fatos objeto da ação penal”, diz trecho do pedido. Diante da colaboração, o próprio ex-secretário solicitou que fosse dispensado das audiências com testemunhas, “ressalvando que o acusado comparecerá perante este juízo para ser interrogado no dia designado. Requereu, ainda, a homologação da desistência das testemunhas arroladas na resposta à acusação”. Valdísio Viriato será interrogado no dia 12 de dezembro.

Conforme o Ministério Público, a organização criminosa liderada pelo ex-governador Silval Barbosa teria cobrado propina de empresários, entre os anos de 2011 e 2014, para fraudar licitações e manter contratos de fornecimento de combustível, para a frota do governo do estado, e com uma empresa de informática.

Ao todo, o grupo teria, segundo o MPE, desviado R$ 8,1 milhões das secretarias de Administração, e de Transporte e Pavimentação. Na ação penal da Sodoma 5, são réus (além de Viriato),  Silval, os ex-secretários estaduais Francisco Faiad, Cesar Zílio e Pedro Elias; o ex-chefe de gabinete Silvio Cesar Corrêa Araújo, o ex-secretário adjunto de Administração, José de Jesus Nunes Cordeiro, empresários e servidores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto inclui parque em Mato Grosso em programa de desestatização

Um projeto de decreto legislativo, do deputado Junio Amaral...

Justiça eleitoral cria quatro novos locais de votação em Nova Mutum

A Justiça Eleitoral confirmou a criação de quatro novos...
PUBLICIDADE