sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Mauro se reúne com presidentes do Tribunal de Justiça e deve discutir redução do duodécimo

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: Só Notícias/arquivo)

Após ter que remarcar a reunião prevista para quarta-feira passada com o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Rui Ramos, que cumpria agenda no interior, o governador eleito Mauro Mendes (DEM) deve se reunir com o presidente do Tribunal de Justiça, Rui Ramos, o presidente eleito, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, às 16h, na sede do tribunal e, a exemplo da primeira tentativa, a pauta da reunião não foi divulgada, mas um dos principais assuntos a serem tratados deve ser a redução do duodécimo pretendida por Mendes.

Duodécimo é o repasse institucional, proporcional à arrecadação, que o Executivo faz para os poderes Judiciário (incluindo Ministério Público e Defensoria Pública) e legislativo. Conforme Só Notícias já informou, desde a campanha eleitoral, Mendes tem declarado que pretende reduzir o valor dos repasses como alternativa para diminuir os gastos da máquina estatal.

No entanto, o governador eleito tem sofrido resistência. O atual presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), que deve disputar a reeleição, tem declarado que não aceita a redução e prega respeito às instituições. Botelho vai além e fala em cobrar de Mendes os valores residuais atrasados pelo governador Pedro Taques (PSDB).

Da mesma forma, o presidente eleito, Carlos Alberto, tem refutado a redução do duodécimo, congelado em R$ 1,16 bilhões desde 2016. Na avaliação do desembargador, o valor é o mínimo para manter os trabalhos do Judiciário em Mato Grosso.

(Atualizada às 14h22)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE