
Fica a pergunta: como você pode receber ajuda de quem você não conhece?
Conhecer os auxiliares e as suas histórias, são experiências que o governador tem que assumir do início ao fim dos seus momentos diários no exercício da sua gestão.
Saber quem está ao seu lado é o grande mistério na política, e saber interpretar a sensibilidade e a emoção de cada um, e com pouco tempo de convivência é uma das decisões mais difíceis da sua gestão, saber entender a natureza dos seus auxiliares em toda a sua plenitude, constitui no momento crucial e que terá percepção de Deus nas atitudes das pessoas.
O grande mal dos dirigentes é não entender que a melhor escolha faz uma gigantesca diferença, e a decisão precipitada de não saber escolher os nomes dos Secretários e Auxiliares, trará a verdade conhecida como traição, e na lida diária com os problemas da sua gestão, mais cedo ou mais tarde irá pronunciar a palavra definitiva: fui traído. O bom dirigente é aquele que sabe que não pode construir tudo sozinho, e necessita saber escolher entre centenas de indicações, tendo a grandes quantidades de técnicos disponíveis no mundo político, mas as qualidades são raras e a confiabilidade é ainda muito escassa. O líder ao desenvolver uma boa escolha, poderá assinar as nomeações que estará diretamente ligada ao sucesso da sua gestão. Todo nome traz uma história, e ao pronunciar um nome sabemos o grau de confiabilidade se essa pessoa se já é conhecida. O nome traduz o que a pessoa fez, mas não ao ela poderá fazer, o importante é saber que as aparências são apenas molduras.
O mundo político tem dessas coisas, e para entendê-lo temos que ter sabedoria e sensibilidade, deixando de lado a vaidade e assumindo a humildade nas decisões, pois aquele que ao assumir o governo passa a “se achar” e agir como um imperador, com certeza transformará os muros do palácio para cercá-lo, como se estivesse numa ilha, ficará sozinho e curtirá o ostracismo no seu mundo de solidão ao fim do seu mandato, e entenderá a dura frase: “rei posto, rei morto”.
Wilson Carlos Fuáh – Economista, Especialista em Recursos Humanos e Relação Sociais.
[email protected]


