PUBLICIDADE

Empresa construirá mineradora com investimento de R$ 1 bilhão em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: reprodução)

O empreendimento milionário ‘Projeto Aripuanã’ está sendo implantando pela empresa global de mineração Nexa Resources, que faz parte do Grupo Votorantim, em uma área na Serra do Expedito, localizada a cerca de 25 quilômetros de Aripuanã (816 quilômetros de Sinop). É previsto investimento de R$ 1 bilhão para lavra e beneficiamento de zinco, chumbo, cobre, com ouro e prata associados. A empresa deve gerar cerca de mil vagas de emprego na fase de construção e 600 postos de trabalho na operação que é estimada em 15 anos.

A assessoria da empresa confirmou, ao Só Notícias, que já obteve em abril licença prévia do empreendimento, após aprovação do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Consema). O processo de licenciamento segue em andamento na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para emissão da licença de instalação. A partir dessa concessão, a empresa estará autorizada a iniciar as obras do projeto. A expectativa é que a operação tenha início em 2021.

Os minérios extraídos da Serra do Expedito serão escoados por meio de transporte rodoviário até as metalurgias. O concentrado de zinco será enviado para fábricas do grupo em Três Marias e Juiz de Fora (MG). O concentrado de chumbo será exportado, enquanto o cobre poderá ser vendido no mercado nacional ou exportado.

A capacidade produtiva anual será de 1,8 milhão de toneladas de minério. Anualmente, serão produzidos cerca de 120 mil toneladas de concentrado de zinco, 50 mil toneladas de concentrado de chumbo e 18 mil toneladas de concentrado de cobre.

Os minérios extraídos em Aripuanã servirão para produção de pneus, aço, fertilizantes, baterias, tintas, esmaltes, ar-condicionado, fios elétricos, celulares entre outros produtos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nota MT beneficia mais de 159 mil contribuintes com desconto no IPVA

Os proprietários de veículos mato-grossenses que participam do Nota...

Motociclista morre no hospital após grave colisão com carro em Sinop

Luís Inácio da Silva, de 59 anos, morreu, no...

Sorriso fecha ano com mais de 4,4 mil novas empresas

Sorriso ganhou 4.499 novas empresas, de janeiro a novembro,...

Taxa de desemprego chega a 5,2%, a menor desde 2012

A taxa de desemprego no trimestre encerrado em novembro...
PUBLICIDADE