PUBLICIDADE

Mauro se reúne com presidente do Tribunal de Justiça e deve discutir redução do duodécimo

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: Só Notícias/arquivo)

O governador eleito de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), se reúne, esta tarde, com o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos. O encontro está marcado para às 14h30 na sede do Poder Judiciário e o futuro gestor estadual espera a presença do presidente eleito do Tribunal, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, que ainda não confirmou se participará. A pauta da reunião não foi divulgada, mas um dos principais assuntos a serem tratados deve ser a redução do duodécimo pretendida por Mendes.

Duodécimo é o repasse institucional, proporcional à arrecadação, que o Executivo faz para os poderes Judiciário (incluindo Ministério Público e Defensoria Pública) e Legislativo. Desde a campanha eleitoral, Mendes tem declarado que pretende reduzir o valor dos repasses como alternativa para diminuir os gastos da máquina estatal.

No entanto, o governador eleito tem sofrido resistência. O atual presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), que deve disputar a reeleição, tem declarado que não aceita a redução e prega respeito às instituições. Botelho vai além e fala em cobrar de Mendes os valores residuais atrasados pelo governador Pedro Taques (PSDB).

Da mesma forma, o presidente eleito do tribunal, Carlos Alberto, tem refutado a redução do duodécimo, congelado em R$ 1,16 bilhões desde 2016. Na avaliação do desembargador, o valor é o mínimo para manter os trabalhos do Judiciário em Mato Grosso.

Para amanhã é previsto o primeiro encontro entre Mauro e o governador Pedro Taques após as eleições e deve ocorrer no Palácio Paiaguás para tratar da transição, situação financeira e orçamento de 2019.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE