terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Vendas subiram 9,6% no comércio varejista em Mato Grosso

PUBLICIDADE
A Gazeta

Segmento do comércio varejista em Mato Grosso experimentou período de desaceleração nas vendas entre junho a agosto. Ainda assim o desempenho do setor – em volume de vendas e receita comercial – se mantém melhor que em 2017, conforme revela a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quinta-feira.

De janeiro a agosto deste ano, os comerciantes venderam 9,6% a mais que no mesmo período do ano passado. O resultado acumulado até julho aponta crescimento menor (9,2%), após avançar para 9,5% nos 6 primeiros meses deste ano. Os índices são obtidos a partir do confronto com iguais períodos do ano anterior e incluem o segmento de veículos e materiais de construção.

Excetuando esses 2 segmentos de mercado, verifica-se que as vendas acumuladas cresceram 2,1% de janeiro a agosto, repetindo a média do período anterior (janeiro a julho) e abaixo da taxa de 2,5% no 1º semestre.

Quanto à receita nominal de vendas no varejo ampliado, nos 8 primeiros meses de 2018 acumulou alta de 12,5%, ante 12,1% no intervalo de janeiro a julho e de janeiro a junho. No varejo restrito, que exclui os segmentos de veículos e materiais de construção, a receita nominal cresceu 6,3%, após atingir 6% no 1º semestre deste ano e novamente repetir esse índice no acumulado de janeiro a julho.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá, Nelson Soares Júnior, o comércio local foi impactado nesses períodos por datas comemorativas, férias e até pela prévia das eleições. Em julho, houve uma transferência dos gastos no comércio para o setor de serviços, por ser período de férias, com mais demanda por viagens e lazer, explica o presidente da CDL. Em agosto, a incerteza política mexe com o comportamento do consumidor, que fica mais precavido com os gastos.

Segundo ele, a expectativa é que as vendas cresçam mais após o 2º turno das eleições para presidente da República. Neste mês de outubro, devido à celebração do Dia das Crianças hoje (12), a CDL projeta aumento de 9% nas vendas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministério fará evento no Pará para discutir viabilidade da ferrovia Sinop-Miritituba

O Ministério dos Transportes vai promover um evento para...

Nova Mutum tem novo crescimento e ganha 500 novas empresas

Empreendedores de Nova Mutum abriram 500 novas empresas, no...
PUBLICIDADE