PUBLICIDADE

Fávaro propõe fortalecer o transporte fluvial em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Diego Oliveira/arquivo)

O candidato a senador Carlos Fávaro (PSD), disse hoje que uma de suas propostas é reforçar o transporte fluvial em Mato Grosso “O mundo inteiro explora seus rios navegáveis como modo de transporte eficiente e com baixo custo, mas aqui parece que é vergonhoso, que é criminoso, mas não é, pois nós temos tecnologia para preservar os rios e transportar com eficiência. Os rios Paraguai, Araguaia, Teles Pires, Juruena poderiam estar gerando competitividade e riquezas para o estado. E o governo federal tem que ter coragem para fazer esses enfrentamentos”, cobrou.

Fávaro apontou a necessidade de ampliar imediatamente investimentos na infraestrutura logística, especialmente na malha ferroviária, já que Mato Grosso conta apenas com um terminal de cargas em Rondonópolis. Segundo ele, é preciso cruzar o estado com ferrovias para garantir maior competitividade da produção mato-grossense. “Nosso Estado tem grande vocação para produzir soja, mas também para produzir outras culturas, como o milho, que tem baixíssimo valor agregado, corresponde apenas um terço do valor de um saco de soja, e esse preço somente pode ser corrigido com uma infraestrutura logística mais eficiente. Nos Estados Unidos a busca pelo Oeste foi feita pelos trilhos. Primeiro vinha a ferrovia e atrás vinham as pessoas colonizando as cidades, e nós estamos aqui há 30, 40 anos nessa espera”, afirmou.

A obra, que prevê a construção de 383 quilômetros entre Água Boa e a cidade de Campinorte (GO), terá início em 2019, com recursos da ordem de R$ 4 bilhões. “Esse primeiro trecho que está licenciado dará acesso a carga de imediato, pela BR-158 na altura de Água Boa, atenderá toda Araguaia, e proporcionará um fluxo de grãos para a Ferrovia Norte-Sul”, informou ele. A informação é da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador anuncia ampliação dos investimentos para casas populares em MT

O governador Mauro Mendes anunciou hoje, em reunião com...

Deputados aprovam proposta do Governo de MT congelando valores do Fethab

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram em segunda e...

Assembleia aprova em 1ª votação orçamento de MT do próximo ano; R$ 39,8 bilhões

Deputados estaduais aprovaram em primeira votação, hoje, o projeto...
PUBLICIDADE