PUBLICIDADE

Vereadores pedem abertura de CPI para investigar retirada de cascalho do rio por usina em Sinop

PUBLICIDADE
fonte: Só Notícias/Cleber Romero (fotos: assessoria)

O vereador Remídio Kuntz entregou, há pouco, ao presidente da câmara, Ademir Bortoli (MDB), durante a sessão, um pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar se a Usina Hidrelétrica Sinop possui autorização para retirar cascalho e se está de acordo com as normas ambientais enterrar toras e outros resíduos de madeira no rio Teles Pires.

De acordo com o documento apresentado ao presidente, existe uma preocupação de possíveis danos ambientais futuros causados pela empresa com a remoção de cascalhos, e aterro das toras e dos resíduos de madeira dentro do rio, prejudicando a fauna e a flora a longo prazo.

“Estamos pedindo essa CPI após várias denúncias de moradores na região da ‘Baixada Morena’, onde a usina contratou uma empresa que está enterrando as madeiras, retirando cascalho em locais que acreditamos não seja liberado pela Sema e Ibama. Estão enterrando para não dar um destino final a madeira e isso vai prejudicar muito o meio ambiente. O pedido é para que não prejudique a população de peixes e animais dentro do rio Teles Pires. Ele estão fazendo buracos às margens dos córregos e rios”.

O documento foi assinado pelos vereadores Leonardo Visera, Professora Branca, Billy Dal Bosco, Joaninha, Célio Garcia, Professora Clara, Joacir Testa, Lindomar Guida, Luciano Chitolina, Maira José, Hedvaldo Costa, Thiago Rodrigues e Tony Lenno e deve ser analisado pelo o jurídico da câmara. Se fora aprovada, a CPI será composta de acordo com a proporcionalidade dos partidos.

Outro lado
Em nota, a “Sinop Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Sinop, informa que os trabalhos referentes ao Plano de Desmatamento e Limpeza da Área de Inundação do Reservatório e do Programa de Recomposição da Infraestrutura Viária, citada pela imprensa local, estão sendo bem executados e dentro dos padrões de qualidade, previstos no Projeto Básico Ambiental e de acordo com as exigências do órgão fiscalizador ambiental.

Reitera-se toda transparência e responsabilidade assumida com as comunidades dos cinco municípios da área de influência (sendo Sinop, Cláudia, Itaúba, Sorriso e Ipiranga do Norte), no repasse de informações sobre o andamento da obra e evolução dos Programas Socioambientais. Informa-se ainda que, caso necessário, a Sinop Energia está à disposição para ajudar a Câmara de Vereadores de Sinop da melhor forma, que, por ventura, necessitem informações sobre o Empreendimento”.

(Atualizada às 10h15 em 12/9)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador entrega 595 novas casas de programa habitacional em MT

Mais 595 novas casas foram entregues pelo governo de...

Norte Show 2026 em Sinop é lançada em Brasília e prestigiada por lideranças

Foi lançada oficialmente, ontem à noite, em Brasília, na...
PUBLICIDADE