sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Visitas feitas por mãe a bebê encontrada enterrada são irregulares em Mato Grosso

PUBLICIDADE
A Gazeta

A bebê indígena Analu Paluni Kamayura Trumai continua em um abrigo público, em Canarana. Segundo informações do Ministério Público do Estado, a mãe biológica da criança, uma adolescente, aparece esporadicamente para visitar a menina e não a amamenta, como chegou a ser divulgado. “Infelizmente este contato próximo não aconteceu. A mãe vai de forma irregular ao abrigo, ela não tem este contato tão íntimo e afetivo que era o esperado. Temos tentado restaurar este vínculo materno, mas até hoje isso ainda não aconteceu naturalmente”, comenta o promotor de Justiça que acompanha o caso, Matheus Pavão de Oliveira.

Segundo o promotor, ele ainda aguarda conclusão de estudo psicossocial, bem como resultado do exame de paternidade para definir o destino da bebê. Lembra que o pai manifestou interesse em ter a guarda da bebê, mas “nada será decidido antes da conclusão do estudo e do resultado do exame de DNA”.

Com relação à guarda da bebê, ele diz que são várias as possibilidades. “A regra-geral é que se evite ao máximo a adoção, para que se mantenha sempre o vínculo familiar, com a mãe, com o pai, tio, avô, alguma pessoa que tenha vínculo afetivo e sanguíneo com a criança. Adoção é sim uma possibilidade, mas não é nossa prioridade primeira. A intenção é tentar manter esse vínculo familiar e se não for possível tentar uma adoção no seio indígena, mantendo a tradição cultural indígena. Após o estudo psicossocial vamos insistir para que algum familiar seja capacitado para exercer efetivamente a guarda da criança”.

Conforme o promotor, a saúde da bebê é considerada estável, porém, pelo fato de ter permanecido muito tempo enterrada há uma requisição médica para levar a criança à Brasília, onde passará por uma neuropediatra a fim de verificar se a menor não ficou com sequela.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE