
O terceiro lugar ficou com Nova Monte Verde, também da região Norte, que obteve índice de 6.7. Santa Rita do Trivelato, no Médio-Norte, ficou em quarto, com índice 6.6. Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Porto dos Gaúchos e Santa Carmem aparecem em seguida, todos com média de 6.5. Planalto da Serra (na baixada cuiabana) ficou em 9º, com 6.4 Guarantã do Norte fecha o ranking dos dez melhores colocados, com média de 6.3.
Nos anos finais do ensino fundamental, o município com melhor nota foi Conquista D´Oeste (no Oeste mato-grossense), com 5.8. Ipiranga do Norte (5.5), Lucas do Rio Verde e Rio Branco (5.4, cada), Araputanga, Itanhangá, Nova Bandeirantes e Querência (5.3, cada), Campo Verde e Campos de Júlio (5.2, cada), completam o ranking das melhores dez médias.
Já a melhor nota do ensino médio ficou no município de Indiavaí (também no Oeste), que obteve média de 4.4. Completam a lista dos dez melhores resultados os municípios de Figueirópolis D’Oeste (4.3), Nova Lacerda e Tesouro (4.2, cada), Glória D’Oeste (4.1), Nova Monte Verde e Santa Carmem (4.0, cada), Colíder e Nova Santa Helena (3.9), além de Nova Guarita (3.8).
Conforme Só Notícias já informou, Mato Grosso atingiu as metas de qualidade no ensino fundamental em escolas públicas (estaduais, municipais e federais). Em 2017, o Estado chegou a 5.7 no Ideb, nos anos iniciais do ensino fundamental, superando a meta projetada de 5.2. Nos anos finais do ensino primário o índice foi de 4.7, ante a uma meta de 4.4.


