PUBLICIDADE

A experiência da advocacia

Eduardo Marques Chagas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Hoje 11 de Agosto comemoramos o dia do Advogado, em referência a criação do primeiro curso de direito no Brasil.

Ser advogado não é somente observar nossa função indispensável prevista na Constituição Federal, mas sim valer-se do conhecimento e atitudes para restabelecer o verdadeiro valor da função social da advocacia.

Em meus quase 09 anos como Advogado pude perceber que no CÓDIGO DA VIDA a máxima é “a experiência é a melhor das professoras, ela cobra caro mas ensina”. O Jovem advogado, atualmente, pode aproveitar da experiência de colegas com mais tempo de trajetória para não serem vítimas do emaranhado de armadilhas do início de carreira. Não só o compartilhamento de espaços, mas o compartilhamento de ideias é um objetivo da nova advocacia.

Temos que ter a ciência de que “Roma não foi construída em um dia”, ou seja, temos que ter paciência para alcançar o bom fruto e, em nossa profissão de advogado, muitas vezes ele demora a ser encontrado. A boa plantação sempre nos dá a certeza de que o provimento justo será concedido.

Advocacia se aprende na prática, gastando sola de sapato, surrando e remendando o terno fora do conforto do escritório, advogar é ser um eterno aprendiz, é investir em cursos que excedem o conhecimento jurídico, porque a advocacia mudou e hoje saber apenas o direito não basta.

Ser advogado é amar pessoas, ter compaixão, se importar com elas e saber que por trás de cada homem e mulher existe uma dor, uma angústia, um ser humano que precisa de ajuda.

Seja sempre um construtor e defensor da ORDEM DEMOCRÁTICA, da Constituição, da dignidade e independência, da ética, dos deveres e prerrogativas profissionais, dos direitos humanos, da justiça social, da boa aplicação das leis, da rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

FELIZ DIA DO ADVOGADO e ADVOGADA.

Eduardo Marques Chagas advogado em Sinop e Conselheiro Seccional da OAB-MT

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Somos do povo, para o povo, não uma casta privilegiada

Vivemos um momento decisivo para nossa democracia. Em tempos...

Estupidez no trânsito – uma inimiga mortal

Que tempos são esses que não podemos mais falar...

Naturalidade versus artificialismo

Independente do estado em que se encontre hoje, é...

Ultraprocessados podem afetar seus hormônios?

Nos últimos anos, os alimentos ultraprocessados passaram a ocupar...