segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Vacinação contra pólio e sarampo em Mato Grosso começa na 2ª

PUBLICIDADE
Só Notícias

Começa na próxima segunda-feira (6) a campanha nacional de vacinação e vai até o final do mês. Em Mato Grosso, o objetivo é imunizar 202.216 crianças de um ano até 4 anos, 11 meses.

Com os casos suspeitos de sarampo que surgiram nas últimas semanas, a vacinação ocorrerá em todos os Estados e foi constatada ainda mais a necessidade da vacinação, visando diminuir a possibilidade do retorno da pólio e a reemergência do sarampo, doenças estas já eliminadas no Brasil. No Mato Grosso, o último caso de pólio foi há 30 anos, em 1988.

De acordo com o gerente de Vigilância em Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado de Saúde, Thiago Nunes Rondon, a meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal.  Ele informou também que o estado já recebeu 100% dos lotes de vacinas contra a poliomielite e de tríplice viral, que imuniza contra o sarampo e também contra caxumba e rubéola.

“Recebemos já todo o quantitativo total dos lotes e desde o começo da semana foi feito o envio aos Escritórios Regionais de Saúde (ERS). Na segunda-feira, dia do início da campanha, todos os postos de saúde do estado deverão estar abastecidos”, comentou Thiago. Neste ano, chegram 242.700 doses da tríplice viral e 252.800 doses da poliomielite, conhecida como a “gotinha”.

O alerta é de que os pais e responsáveis são muito importantes no processo de manutenção da eliminação dessas doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas as crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

Com relação às campanhas contra o sarampo, são realizadas desde 1995, com a vacinação de população-alvo específica que, na grande maioria das vezes, abrange as crianças de um a quatro anos de idade. O sarampo também é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.  A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

Até o momento há 7 casos em investigação, 2 descartados e nenhum caso confirmado para sarampo. Os casos investigados são provenientes de Guarantã do Norte (2 em investigação e 2 casos descartados), Campo Verde do Parecis (1 em investigação) e Jaciara (2 em investigação), informa a assessoria da secretaria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

UFMT e prefeitura articulam projeto-piloto para castrações de animais

A criação de um projeto de castração gratuita de...

Grávida é hospitalizada após colisão entre moto e dois carros em Sorriso

O acidente envolvendo a Honda Biz, Toyota Corolla Cross...

Motociclista morre após atropelar capivara em rodovia de Mato Grosso

Maria Aparecida Ferreira da Silva, de 56 anos, faleceu,...

Liberado tráfego de veículos de até 48 toneladas em rodovia estadual de MT

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou...
PUBLICIDADE