PUBLICIDADE

Mais de 60 mil empresas em Mato Grosso não migraram para a NF-E 4.0 e prazo acaba 4ª

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Empresas que não migrarem para a nova versão, 4.0, da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) até  a próxima 4ª feira (1º de agosto) ficarão impedidas de emitir o documento utilizado nas operações de vendas e prestação de serviços. De acordo com a secretaria de Fazenda, dos 100 mil contribuintes ativos em Mato Grosso, 65 mil ainda utilizam a versão antiga da NF-e (3.10) que será desativada a partir do dia 02. A nova versão traz alterações no leiaute da NF-e descritas na Nota Técnica 2016.002, aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Dentre as mudanças estão padrões técnicos que devem ser observados pelas empresas de softwares e emissoras do documento fiscal, como o protocolo de comunicação da NF-e com o governo.

Além disso, a NF-e 4.0 têm novos campos de preenchimentos como o campo para Inserção do código da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para medicamentos e matérias-primas farmacêuticas. Há ainda campos relativos ao Fundo de Combate à Pobreza (FCP) para operações internas ou interestaduais com substituição tributária. O Fundo é uma contribuição obrigatória para as empresas que deve ser calculada em cima da arrecadação do ICMS e ISS.

Outra alteração importante é referente a produtos sujeitos a rastreio da Vigilância Sanitária como, por exemplo, defensivos agrícolas, produtos veterinários e odontológicos. Com o novo modelo, a NF-e possui agora um campo de rastreabilidade que deve ser preenchido com informações do número de lote e data de fabricação ou produção.

De acordo com a Nota Técnica 2016.002, as alterações promovidas trazem agilidade e maior segurança para o documento. Os ajustes são realizados anualmente ou a cada dois anos, quando há um número acumulado de mudanças a serem feitas.

A informação é da secretaria estadual de Fazenda.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro capota na BR-163 e dois ficam feridos em Lucas do Rio Verde

O veículo (modelo não identificado) capotou, há pouco, na...

Indústrias do agro acumulam R$ 3,3 bilhões de exportações em Sorriso

Indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 7,3% dos...

Mato Grosso tem 3ª maior taxa de mortes em acidentes com moto

Mato Grosso registrou 1.207 óbitos em acidentes de trânsito...

Entidade de Mato Grosso vai aos Estados Unidos para discutir desenvolvimento industrial

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso...
PUBLICIDADE