PUBLICIDADE

Safra de algodão em Sorriso deve aumentar, prevê presidente de sindicato

PUBLICIDADE

O IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) apontou que houve crescimento de 24,9% da área plantada de algodão em Mato Grosso, na safra deste ano, em relação a passada. A maior na região é a Médio-Norte, com 164,9 mil hectares, dos 782,9 mil hectares cultivados no estado.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Luimar Gemi, o aumento se deve ao preço da arroba da pluma beneficiada, que atualmente é praticado, em média, a R$ 105@. O valor é 28% superior ao da safra passada, quando  era comercializado em média a R$ 82@. “Os estoques mundiais de algodão estão baixos. Então têm bons preços em comparação ao que se via em anos anteriores”, analisou.

Em Sorriso, a área plantada neste ano é de 20 mil hectares e a expectativa é que no município, para a próxima safra, haja um incremento de 40% neste número, conforme explica Gemi. “Aqueles agricultores tradicionais de algodão, estão aumentando um pouco a área de plantio e muitos novos produtores de algodão estão entrando na cultura. Estamos buscando, na região, diversificar um pouco, pra sair daquela dobradinha soja e milho que sempre fazemos. Alguns produtores foram plantar feijão e outros aproveitando o preço do algodão e indo pra essa cultura.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...

Preço do boi gordo fica estável em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou, no final...

Cotação da soja disponível em MT fica estável e mercado futuro sobe

A cotação da soja disponível no Estado ficou estável,...
PUBLICIDADE