PUBLICIDADE

Senador de Mato Grosso aciona no CNJ desembargador que tentou soltar Lula

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: assessoria/arquivo)

O senador José Medeiros (Podemos) apresentou no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) uma reclamação contra o juiz do Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4), Rogério Favreto, que concedeu, neste domingo, habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, o desembargador João Pedro Gebran Neto, relator da Lava Jato, em segunda instância, suspendeu a decisão de liberdade e o manteve preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

“Ficou parecendo uma ‘tramóia’. São três parlamentares do Partido dos Trabalhadores – Wadih Damous (RJ), Paulo Pimenta (RS) e Paulo Teixeira (SP), que esperaram um ex-militante assumir o plantão (juiz Favreto) para entrarem com isso (pedido de habeas corpus). Eles sabiam que a reação iria ser forte e mandou que liberasse imediatamente (o ex-presidente Lula). Não foi normal e totalmente atípico. Nós não podemos ficar com o sistema de justiça brasileiro a mercê desse tipo de coisa. Uma manobra sorrateira. Não vamos entrar no mérito da coisa, mas foi feio. Isso dá descrédito as instituições. Não é o TRF-4, mas sim a manobra do PT", criticou Medeiros.

Conforme Só Notícias já informou, contestando a decisão do juiz, o desembargador Gebran Neto apontou no despacho que não havia fato novo que justifique a decisão de soltar o ex-presidente. Segundo o magistrado, não se trata de revisar a decisão do plantonista Rogério Favreto.

“Assim, para evitar maior tumulto para a tramitação deste habeas corpus, até porque a decisão proferida em caráter de plantão poderia ser revista por mim, juiz natural para este processo, em qualquer momento, determino que a autoridade coatora e a Polícia Federal do Paraná se abstenham de praticar qualquer ato que modifique a decisão colegiada da 8ª Turma”, decidiu o magistrado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador entrega 595 novas casas de programa habitacional em MT

Mais 595 novas casas foram entregues pelo governo de...

Norte Show 2026 em Sinop é lançada em Brasília e prestigiada por lideranças

Foi lançada oficialmente, ontem à noite, em Brasília, na...
PUBLICIDADE