PUBLICIDADE

Sinop: projeto que eliminou focos de incêndio é finalista de concurso nacional

PUBLICIDADE

O trabalho da Brigada Municipal Mista de Sinop desenvolvido na Gleba Mercedes, que no período proibitivo de queimadas do ano passado conseguiu reduzir a zero o número de incêndios na localidade, é finalista, na categoria destaque, do concurso Melhores Práticas de Sustentabilidade na Administração Pública, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. O projeto sinopense concorre com outros dois programas e o resultado final sai dia 23 de agosto.  

O secretário-executivo do Comitê de Gestão do Fogo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), coronel Bombeiro Paulo Barroso, comemora o resultado alcançado principalmente porque a eliminação dos focos de queimada foi entre 15 de julho a 15 de agosto do ano passado, no período proibitivo e mais crítico devido à seca em Mato Grosso e num período em que o estado registrou aumento de 60% nos focos de calor. “A população entendeu a importância de evitar o incêndio naquele período, que queimava a roça deles, queimava a produção deles, ameaçava as benfeitorias e os animais, e não teve incêndio”, declarou ao Só Notícias.

O resultado, explicou Barroso, só veio no terceiro ano de projeto após a Brigada romper a barreira da desconfiança dos produtores rurais da Gleba Mercedes com um trabalho que ocupa 77% do seu tempo em prevenção e que se diferencia das atividades reativas praticadas pelos bombeiros militares em todo o mundo.

“O bombeiro militar chega ao trabalho, se confere seu equipamento, faz um treinamento de meia hora e espera ser acionado para trabalhar. Já o bombeiro da Brigada Mista chega ao trabalho, confere seu material e vai atrás do foco de calor que foi monitorado pela nossa sala de situação. Então, ele sai de manhã com o GPS para fiscalizar esse foco de calor, que nem sempre é incêndio, mas às vezes é. Chegou lá no foco de calor, se for incêndio, ele combate. Se não for incêndio, ele já orienta a população local”, explicou Barroso.

A Brigada Mista é composta por dois bombeiros militares e seis civis. A intenção é utilizar os resultados alcançados na Gleba Mercedes para ampliar o trabalho em outras localidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal reduz 11 anos de pena de condenado por duplo homicídio no Nortão

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...

Executores de homicídio motivado por seguro de vida são condenados em MT

Dois executores do assassinato de Paulo Sander Alves foram...

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos...
PUBLICIDADE