PUBLICIDADE

Presidente do PT diz que prioridade é encontrar palanque para Lula em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Embora a professora da Unemat, Edna Sampaio, tenha lançado sua pré-candidatura ao governo pelo PT durante uma reunião estadual do partido realizada sábado passado em Cuiabá, o presidente estadual da sigla, deputado Valdir Barranco, disse, ao Só Notícias, que a disputa ao governo estadual não é prioridade em Mato Grosso e que a tendência aprovada no encontro é a de buscar uma coligação com partidos de centro esquerda e viabilizar um palanque para a candidatura a presidente de Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Barranco, na reunião foram apresentadas três resoluções. Duas, que se fundiram em favor de candidatura própria, com apoio de Edna Sampaio e de Lúdio Cabral, e outra que busca uma composição, com apoio de Barranco e do deputado federal Ságuas Moraes, sendo esta a vencedora por 22 votos a 12. “A proposta derrotada fechava as portas para a possibilidade de aliança para o governo do estado. A proposta vencedora, não só deixa a porta aberta para uma possível aliança que venha ao encontro da construção de um palanque para o presidente Lula e para ganhar musculatura para as campanhas proporcionais, como também não fecha as portas para que, em não ocorrendo a aliança, nós possamos ter uma candidatura própria aqui no estado de Mato Grosso”, explicou.

Barranco acrescentou que o PT mato-grossense vai seguir rigorosamente as prioridades nacionais da sigla, que, em junho, editou uma resolução, aprovada pelo diretório nacional, elencando cinco objetivos para o pleito deste ano, sendo a principal delas a eleição de Lula para presidência da república. Depois vem, pela ordem, fazer a maior bancada de deputados federais, eleger o maior número de senadores, reeleger os cinco governadores petistas e, por fim, eleger deputados estaduais.

“No Mato Grosso, então, nós não temos a eleição de governador como prioridade do diretório nacional e nós estabelecemos, para além de manter a nossa vaga de federal, colocamos como prioridade manter ou ampliar a nossa participação na Assembleia Legislativa. Então, essa nossa resolução aprovada por 22 a 12 não fecha as portas para uma aliança e, com uma aliança proporcional, nós podemos ter muito mais chance de alcançar esses três objetivos: palanque para o Lula, manter a vaga de [deputado] federal ou manter e ampliar a vaga de [deputado] estadual”, acrescentou Barranco, que confirmou seu nome para a reeleição.

A resolução vencedora no último encontro tem validade até 28 de julho, quando o partido se reúne novamente para tomar as decisões finais para as eleições deste ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...

Juiz define medidas protetivas à Janaina Riva após denúncia de assédio

A Justiça de Mato Grosso reconheceu que os ataques...
PUBLICIDADE