PUBLICIDADE

Conselho aprova diretrizes para o Plano Estadual da Agricultura Familiar

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), participou no Plenário da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/MT, da 3ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – CEDRS/MT. Na reunião, com presença de 17 entidades distintas, foi aprovada por unanimidade a Matriz de Eixos Estratégicos, Diretrizes e Ações Prioritárias que comporão o Plano Estadual da Agricultura Familiar (Peaf).

O secretário de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Suelme Fernandes, comentou que o Peaf será divulgado para toda a sociedade civil por meio de uma plataforma digital, que será de livre acesso para pesquisas e trabalhos técnicos de planejamento nas políticas públicas que atendam o pequeno produtor rural.

O plano para a agricultura familiar, é inédito no estado e é Coordenado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Mato Grosso, vinculado à Seaf, e com apoio do Instituto Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), do Instituto Centro de Vida (ICV) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Após a realização de oito encontros regionais pelo estado (Várzea Grande, Sorriso, Juína, Guarantã do Norte, Querência, Cáceres, Rondonópolis e Tangará da Serra) foram desenvolvidas, de forma integrada com a sociedade civil, por meio de discussões e reflexões construtivas, as diretrizes e ações prioritárias que irão compor o Peaf.

Para isso, foram levadas em consideração, as propostas com maior adesão construídas ao longo dos oitos encontros regionais e aprovadas em sua integralidade, sem alterações ou modificações na última quarta-feira (8), pelo Pleno do Conselho do CEDRS/MT.

Conforme a Secretária Executiva do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, Indira Nasser, “ao fim dos encontros regionais, cada eixo prioritário atingiu a meta de 16 propostas cada, sendo ranqueadas das mais votadas para as menos votadas. Exemplo disso, foi o eixo de Governança e Controle Social, em que a proposta mais votada foi a de Criação e Implementação do Sistema Integrado da Agricultura Familiar de Mato Grosso, o qual irá contribuir com a efetividade da Política Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar (Lei Estadual nº 10.516/2017)”, explicou ela.

O Peaf-MT tem uma proposta de longo prazo até 2030 e será revisto anualmente pelo CEDRS/MT. A meta é atingir um universo de 210.301 pessoas que integram a Agricultura Familiar de Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...

Preço do boi gordo fica estável em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou, no final...

Cotação da soja disponível em MT fica estável e mercado futuro sobe

A cotação da soja disponível no Estado ficou estável,...
PUBLICIDADE