PUBLICIDADE

MP do Funrural deve sair na próxima semana, diz presidente da Aprosoja

PUBLICIDADE

O setor agropecuário está na expectativa da publicação da Medida Provisória que cria nova contribuição para o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). Na proposta original, será reduzida a alíquota dos atuais 2,3% para 1,5%, cobrado dos empregadores rurais (pessoas físicas) e que permitirá manter a previdência dos trabalhadores do campo. A alíquota menor valerá para os produtores adimplentes. Aos demais que não efetuaram os recolhimentos – estima-se que devam R$ 13 milhões -foi pleiteado que o prazo de pagamento chegue a 20 anos.

“Provavelmente até o fim da próxima semana sairá a MP”, afirma o presidente nacional da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), Marcos da Rosa. Conforme ele, a mudança foi ajustada às expectativas dos produtores rurais, contudo é preciso aguardar a publicação do texto final na forma de Medida Provisória. “A MP vai regulamentar o seguinte: os produtores que recolheram o Funrural e estão em dia (com os pagamentos) perante o Supremo Tribunal Federal (STF) terão uma taxa menor que aqueles que não recolheram”, reforça.

“Outro ponto prevê que o produtor inadimplente pague uma pequena parte do valor bruto por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal do governo, que não pode isentar totalmente”, acrescenta.

Na percepção do vice-presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo), Paulo Bellincanta, a proposta na forma original não está adequada à realidade enfrentada pela indústria. “Temos uma situação diferenciada e essa MP pode jogar muita gente na clandestinidade e até levar à falência. Não se pode inviabilizar as empresas”. Bellincanta falou sobre o assunto com o ministro Blairo Maggi, durante o Seminário Agronegócios – A força do Campo, em Cuiabá, nesta quinta-feira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Chuvas irregulares preocupam sojicultores em Mato Grosso, diz instituto

As chuvas no Estado tiveram irregularidade, nos últimos 30...

Arroba do boi gordo em Mato Grosso sobe 1 1,6%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, esta...

Soja disponível em Mato Grosso cai 0,40%

A saca da soja disponível teve queda de 0,40%,...
PUBLICIDADE