PUBLICIDADE

Após pedido da Famato, secretaria suspende solicitação e emissão da APF em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O secretário de Meio Ambiente, André Luis Torres Baby, suspendeu por 15 dias a solicitação e emissão da Autorização Provisória de Funcionamento de Atividade Rural (APF) em Mato Grosso. Ele levou em consideração a suspensão das inscrições, retificações e análises do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A inscrição ativa da propriedade no sistema do CAR é requisito para emissão da APF.

Na última semana, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) solicitou à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) que fossem tomadas providências junto ao Banco do Brasil e demais instituições financeiras no que diz respeito à exigência da APF para concessão de crédito rural para produtores mato-grossenses. O documento estava sendo exigido pelas instituições financeiras, mas desde o dia 25 de abril os produtores estavam impedidos de obtê-lo.

Para o presidente da Famato, Normando Corral, a suspensão das emissões de APF resolve o problema. “O banco exigia este documento, mas como a Sema não estava emitindo, os produtores ficavam impossibilitados de conseguirem crédito. Já que o governo suspendeu oficialmente a APF, então resolve o problema, pois as instituições bancárias queriam este posicionamento. É temporário. A partir do momento que o governo voltar a emitir, volta tudo ao normal”, explicou, ao Só Notícias/Agronotícias.

A suspensão das atividades do CAR se deu em razão da migração para o Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (SIMCAR). O início de operação do novo sistema ainda depende de aprovação de projeto de lei complementar na Assembleia Legislativa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Custo da produção de milho em Mato Grosso tem novo aumento

O projeto CPA-Mato Grosso apurou que, em agosto, o...

Esmagamento de soja em Mato Grosso aumenta; margem de indústrias cai

O esmagamento de soja em Mato Grosso, mês passado,...

Cotação do boi gordo e novilha baixa em Mato Grosso

A arroba do boi gordo à prazo recuou 1,41%,...
PUBLICIDADE