PUBLICIDADE

Quase 50 mil bovinos serão vacinados em Sinop

PUBLICIDADE

Iniciou, na última segunda-feira (1), o período de vacinação contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos. Até o dia 31 de maio todos os estados brasileiros, inclusive o Distrito Federal, devem imunizar o rebanho. Segundo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), só em Sinop, são 49.455 cabeças, entre machos e fêmeas.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Sinop (Sedec), Daniel Brolese, Mato Grosso é conhecido como um Estado forte na qualidade de sua carne, tanto do mercado interno quanto do mercado de exportação. Ele alerta que é preciso manter a qualidade da carne, por isso firmou, pela primeira vez, uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Indea para levar qualificação aos pecuaristas.

“A prefeitura se preocupou com o pequeno e que está em zona de difícil acesso. Firmamos uma grande parceria com o Indea e o Senar para ensinar, qualificar e credenciar pequenos criadores para que possam vacinar o seu gado e manter a qualidade da carne da região e do Estado”.

Há cerca de uma semana de abrir o período de vacina, técnicos do Senar e do Indea qualificaram e credenciaram 15 pequenos criadores no núcleo Campos Novos, da Gleba Mercedes V. A prefeitura, por sua vez, encarregou-se de toda a questão logística, fornecendo local para o curso e a alimentação dos instrutores e participantes.

De acordo com o veterinário da SEDEC, Flávio Venceslau, esta é a primeira vez que acontece esta parceria em prol do pequeno criador. “É importante que ele saiba da necessidade de comprar a vacina no local autorizado pelo Indea, assim como que há um prazo para a vacina e um prazo para comunicar a vacinação do seu gado, que é até 12 de junho”.

A meta, para esse ano, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é imunizar 198 milhões de animais. O rebanho mato-grossense é de pouco mais de 30,2 milhões de cabeças, o que corresponde a 13,9% do total brasileiro.

A campanha, este ano, sofreu uma inversão, ficando, portanto, esta primeira etapa responsável por imunizar reses de manando a caducando. De fora, respeitando o calendário de idade anteriormente seguido, os estados do Acre, Espírito Santo, Paraná e São Paulo que seguem a aplicação das doses em animais com até 24 meses.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Chuvas irregulares preocupam sojicultores em Mato Grosso, diz instituto

As chuvas no Estado tiveram irregularidade, nos últimos 30...

Arroba do boi gordo em Mato Grosso sobe 1 1,6%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, esta...

Soja disponível em Mato Grosso cai 0,40%

A saca da soja disponível teve queda de 0,40%,...
PUBLICIDADE