PUBLICIDADE

Venda de terras a estrangeiros poderá ser tema de audiência

PUBLICIDADE

Por requerimento de Jorge Viana (PT-AC), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) pode vir a realizar, em data a ser definida, audiência pública para debater a venda de terras a estrangeiros. Este é um dos itens da pauta prevista para quinta-feira (20).

Viana está preocupado com a orientação que vem sendo dada pela Casa Civil da Presidência da República ao PL 4.059/2012, ainda em análise na Câmara dos Deputados, que libera a compra e arrendamento de terras por empresas com controle estrangeiro, segundo o senador “sem estipular um limite de área”. A matéria tramita em regime de urgência no Plenário daquela Casa.

“A retirada de limites para o acesso de estrangeiros a terras no Brasil gera gravíssimas repercussões sobre os interesses e a soberania nacionais. Impacta a proteção de nossas fronteiras; ameaça a gestão estratégica da mega-biodiversidade nacional; cria pressões sobre povos indígenas; e altera a dinâmica de preços das terras, de modo a favorecer a concentração de terras e poder, além de perpetuar a desigualdade social no campo”, alega na justificativa.

Em caso de aprovação do requerimento, serão convidados para a audiência o ministro de Meio Ambiente, Sarney Filho; o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas; o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Leonardo Góes; e o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Antonio Fernandes. A audiência deve ser realizada em parceria com a Comissão de Meio Ambiente (CMA).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudo da UFMT identifica falhas no controle sanitário da carne bovina no Brasil

Um estudo recente realizado por pesquisadoras da Universidade Federal...

Fundação Rio Verde apresenta no Show Safra novo evento técnico exclusivo para produtores

A Fundação Rio Verde apresentou, ontem, o Conexão Fundação...
PUBLICIDADE