PUBLICIDADE

Custo variável da safra de soja se aproxima de preço de comercialização em MT

PUBLICIDADE

Em Mato Grosso a comercialização da safra 17/18 de soja ainda não teve início e os possíveis cenários em torno da rentabilidade estão ainda incertos. A avaliação foi feita pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em boletim divulgado esta tarde.

Segundo os especialistas, do lado positivo, o custo médio ponderado pela comercialização dos insumos apresentou pela primeira vez na série histórica do Imea (safra 13/14) redução anual, “pautado, sobretudo, na queda do dólar”. No entanto, analisando os preços para a safra 17/18, a paridade de exportação para março de 2018 indica redução nos preços do grão no próximo ano, saindo de R$ 66,19/sc na média do preço de comercialização da safra 16/17 até o momento, para R$ 55,71/sc em 2018.

Conforme o Imea, esta queda tornará necessária uma produtividade de 50,6 sc/ha para “cobrir” o custo variável da nova safra, sendo esta a maior produtividade necessária no comparativo com as safras anteriores. “Devido às incertezas em torno tanto dos preços quanto da produtividade, ao que tudo indica, a nova safra tende a apresentar grandes desafios ao produtor”, afirmou o Imea.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Soja disponível em Mato Grosso fecha o ano com queda de 3,3% no preço

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou, há...

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...
PUBLICIDADE