PUBLICIDADE

Frigoríficos seguem paralisados em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira, algumas unidades frigoríficas da JBS/Friboi, em Mato Grosso, completaram uma semana de paralisação no Estado. Conforme pecuaristas, todas as 11 unidades da companhia estiveram todo o dia de ontem sem operar. A expectativa do mercado local, justamente pelo anúncio da própria JBS na semana passada, era da retomada das atividades de compra de animais e abates nesta segunda-feira.

Levando em consideração a situação de plantas como as localizadas no Oeste, Araputanga e Pontes e Lacerda, que deixaram de comprar e abater bovinos desde o dia 21 houve represamento da movimentação financeira das localidades, altamente vinculada à bovinocultura.  Em comunicado enviado na quinta-feira passada, a JBS/Friboi, confirmava a suspensão temporária dos abates, mas assegurava o retorno das atividades nessa semana, com redução de 35% de sua capacidade operacional.

A JBS, juntamente com a BRF, é uma das empresas investigadas na Operação Carne Fraca deflagrada pela Polícia Federal e que investiga corrupção no sistema de defesa agropecuária. Apesar de a suspensão para 33 de suas 36 unidades em todo o país ter sido anunciada para três dias (quinta, sexta e sábado), em Mato Grosso as compras e os abates foram suspensos dois dias antes.

Ontem, no final da tarde, a assessoria da multinacional brasileira, que é uma das maiores companhias de alimentação do mundo, disse por meio de nota que “retomou o abate nas suas unidades de bovinos”, mas não especificou onde e contextualizou ainda que “a companhia está avaliando a retomada de sua capacidade produtiva após o fim do bloqueio das importações por parte da China, Chile e Egito, mas continua aguardando a definição de importantes mercados importadores como União Europeia e Hong Kong”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Chuvas irregulares preocupam sojicultores em Mato Grosso, diz instituto

As chuvas no Estado tiveram irregularidade, nos últimos 30...

Arroba do boi gordo em Mato Grosso sobe 1 1,6%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, esta...

Soja disponível em Mato Grosso cai 0,40%

A saca da soja disponível teve queda de 0,40%,...
PUBLICIDADE