sexta-feira, 17/maio/2024
PUBLICIDADE

Instituto eleva safra de soja mato-grossense para 31 milhões de toneladas

PUBLICIDADE

|2590|

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) elevou a previsão para a safra 2016/17 de soja no Estado. Segundo a quarta estimativa, feita este mês e divulgada ontem, a produção mato-grossense deve chegar a 31,04 milhões de toneladas, representando um aumento de 574 mil toneladas em relação à previsão anterior e um ganho de 3,23 milhões de toneladas ante à safra 15/16.

Conforme o instituto, o menor incremento de produção entre as regiões em relação à safra passada tende a ocorrer na região Oeste, de apenas 0,15%, “devido as produtividades das áreas já colhidas terem apresentado médias abaixo das expectativas impactadas pelo excesso de chuva”.

Ainda segundo o relatório, o aumento na produção se deve principalmente aos ganhos com produtividade. Com base nas áreas já colhidas, houve alteração nos dados da produtividade estadual, saindo de 54,05 sacas por hectares, na estimativa de novembro de 2016 para a média de 55,06 sc/ha em Mato Grosso na nova previsão.

De acordo com o instituto, todas as regiões apresentaram incremento de produtividade na nova estimativa, com exceção do Oeste, que teve a média recuada em 1,6 sc/ha, com nova previsão de média de 54,4 sc/ha, “devido ao impacto dos grandes volumes de chuvas que prejudicaram algumas lavouras nesta região”.

O Imea manteve inalterada a previsão de área semeada em Mato Grosso de 9,39 milhões de hectares, o que corresponde a um incremento de 85 mil hectares ou 0,91% em relação a área consolidada via satélite na safra 15/16. 

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: Lucas Ninno/Aprosoja)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportação da carne de Mato Grosso cresce 32% e tem novo recorde

Os frigoríficos mato-grossenses exportaram 74,99 mil toneladas em equivalente...

Venda de milho em Mato Grosso segue atrasada; preço sobe 5%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) concluiu novo...
PUBLICIDADE