PUBLICIDADE

Município em MT tem 60% de terras irregulares; deputado promete interceder

PUBLICIDADE

|2177|

Dando continuidade à série de visitas a municípios da Baixada Cuiabana, o deputado Guilherme Maluf (PSDB), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, esteve no último sábado (11), em Nossa Senhora do Livramento. Durante reunião realizada na sede da Prefeitura, o prefeito Silmar de Souza Gonçalves (PSDB), o “Souza”, o vice-prefeito, Joemi Benedito de Almeida, vereadores e secretários municipais apresentaram ao deputado algumas das principais demandas do município e pediram apoio para solucioná-las.

Segundo o prefeito, mais de 60% das terras de Nossa Senhora do Livramento não são regularizadas, o que gera diversos prejuízos ao município e aos moradores, como a dificuldade de implantação ou ampliação dos serviços públicos e a impossibilidade de acesso a financiamentos habitacionais. “Precisamos regularizar essas terras para que os pequenos produtores possam ter acesso a financiamentos e investir em suas produções, o que fica muito difícil sem a documentação”, relatou.

Para tentar resolver a questão, Guilherme Maluf fará uma consulta ao Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e irá articular a inclusão dos lotes em um projeto de regularização fundiária que será executado com recursos da Assembleia Legislativa.

“Estamos trabalhando na elaboração desse projeto e nossa intenção é entregar 5 mil títulos de propriedade em todo o estado. Agora que sabemos das dificuldades existentes em Nossa Senhora do Livramento, eu e minha equipe vamos nos empenhar para incluir o município no rol dos beneficiados”, assegurou o deputado.

Guilherme Maluf também buscará junto ao governo do estado a resolução de uma demanda que envolve a posse de uma área de 150 hectares. Silmar de Souza afirma que a área foi adquirida pelo governo para ser doada a Nossa Senhora do Livramento, mas o município acabou ficando apenas com 15 hectares, sendo o restante doado para Várzea Grande. “Nós reivindicamos a posse dessa área, pois queremos transformá-la em um distrito industrial, para fortalecer a economia do município”, explicou o prefeito.

Com 70% de sua população residindo na zona rural, o município também enfrenta dificuldades no oferecimento de serviços de saúde. Para amenizar o sofrimento dos moradores, Maluf destinará parte dos recursos de suas emendas parlamentares para aquisição de um ônibus, que funcionará como uma unidade móvel de saúde. “Já estamos trabalhando para viabilizar a aquisição desse ônibus e, assim, facilitar o atendimento dos pacientes nas 96 comunidades rurais existentes no município”, anunciou o deputado.

Durante o encontro, também foi apresentada a necessidade de construção de um reservatório de água. Sobre o assunto, Guilherme Maluf se comprometeu a estudar o projeto e analisar a possibilidade de destinar emenda parlamentar para sua viabilização.

“Tenho carinho especial pelos municípios da Baixada Cuiabana e vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para ajudá-los”, afirmou o deputado.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: Marcos Lopes)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Chuvas irregulares preocupam sojicultores em Mato Grosso, diz instituto

As chuvas no Estado tiveram irregularidade, nos últimos 30...

Arroba do boi gordo em Mato Grosso sobe 1 1,6%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, esta...

Soja disponível em Mato Grosso cai 0,40%

A saca da soja disponível teve queda de 0,40%,...
PUBLICIDADE