segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeita cobra do governo estadual unidade de conservação ambiental em Sinop

PUBLICIDADE

|2476|

A equipe técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) atendeu a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, e o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco nesta quarta-feira, no gabinete da vice-governadoria, para tratar de diversas demandas referentes à gestão ambiental do município.

Conforme o secretário executivo da Sema, André Baby, uma das prioridades trazidas se trata da destinação de parte dos recursos de uma compensação ambiental referente à Usina Hidrelétrica (UHE) de Sinop para uma unidade de conservação municipal, localizada na área urbana de Sinop, e que visa beneficiar a população.

“Nós pedimos a ela (prefeita) que formalize a solicitação deste recurso, juntamente com a proposta de destinação detalhada, para que a proposta seja analisada pelo Comitê de Compensação Ambiental da Sema, a qual faz parte também a Subprocuradoria de Meio Ambiente do Estado, desta forma, poderemos dar uma resposta adequada à gestora”, explicou o secretário.

Outro ponto importante tratado é quanto ao Aeroporto Presidente João Figueiredo, que está com a licença de instalação (LI) em vigor, mas continua com pendências para que o empreendimento seja efetivado, entre elas, equacionar a destinação dos resíduos sólidos (lixões) existentes na área de segurança aeroportuária (ASA), em um raio 20 km do aeroporto. “A secretaria está auxiliando a prefeitura desde 2015 quanto às pendências do processo, hoje, nós reforçamos o alerta e vamos continuar à disposição da gestão municipal”, frisou André Baby.

Para a prefeita, obter recursos para investir na ampliação revitalização do parque urbano que atende os moradores da cidade, com mais lazer e qualidade de vida, é fundamental. Ela também reforçou a parceria do município com a Sema para atuação na gestão ambiental, por meio da descentralização. “Todos os avanços são uma reivindicação dos setores de base florestal e agrícola da região, o objetivo é trabalhar em parceria com o governo do estado”.

Um convênio da Sema com o Fundo Amazônia possibilitará o investimento de cerca de 400 mil na construção da nova sede da Secretaria Municipal de Sinop até o final deste ano, notícia que Rosana comemorou. No total, serão investidos R$ 6,4 milhões em 17 novas secretarias municipais localizados no bioma amazônico visando dar maior celeridade na análise das demandas dos licenciamentos ambientais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: Só Notícias/Vanessa Fogaça/arquivo)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisa estuda melhorar produtividade e reduzir emissões de metano na pecuária de MT

Pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat),...

Preço do farelo de soja em Mato Grosso sobe 2,6%

O preço do farelo de soja disponível no Estado...

Mais de 90% do plantio de milho em Mato Grosso foi na ‘janela ideal’, aponta IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) analisou, com...

Custo operacional da criação de gado em Mato Grosso sobe 9,5%

O mais recente levantamento, do Senar e o Imea,...
PUBLICIDADE