PUBLICIDADE

Plano Safra será debatido em audiência na quarta-feira

PUBLICIDADE

O Plano Agrícola e Pecuário 2017/2018 é o tema da audiência pública a ser realizada na quarta-feira, às 14h, pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado. O pedido para a audiência pública é do senador Ivo Cassol (PP-RO), presidente da CRA. Foram convidados representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O Plano Safra é lançado anualmente pelo governo federal e trata desde questões relativas ao crédito rural até o gerenciamento de riscos para o agronegócio. Em junho, o presidente Michel Temer anunciou R$ 190,2 bilhões de recursos, valor que supera os R$ 185 bilhões oferecidos para o período 2016/2017.

Com a previsão de mais um recorde de safra — aproximadamente 232 milhões de toneladas de grãos — um problema antigo do setor pode ser acentuado – a capacidade de armazenamento, assunto que deve ser discutido na reunião.

Os juros cobrados em financiamentos também devem ser questionados. Desta vez, houve a redução de um ponto percentual ao ano nas linhas de custeio e investimento e de dois pontos nos programas voltados à armazenagem e inovação tecnológica. Em discurso no Plenário, a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) disse que a queda foi insuficiente, principalmente num cenário de baixa da taxa Selic. Kátia foi ministra da Agricultura no governo Dilma Rousseff.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...

Preço do boi gordo fica estável em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou, no final...

Cotação da soja disponível em MT fica estável e mercado futuro sobe

A cotação da soja disponível no Estado ficou estável,...
PUBLICIDADE