PUBLICIDADE

Criação de aves é atividade promissora no Estado

PUBLICIDADE

Em plena expansão em Mato Grosso, a cadeia produtiva da avicultura, além da criação comercial de aves, tem iniciativas em alguns municípios para a criação de frango caipira e semicaipira. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o plantel mato-grossense é de cerca de 8 milhões de aves. Ao todo são pelo menos 550 aviários e 250 avicultores.

Vale dizer que a maioria dos avicultores mato-grossenses possui de 2 a 4 aviários e, pelo menos 65% são considerados médios produtores. Pequenos avicultores são cerca de 20% e somente 10% são considerados grandes. A avicultura comercial está em várias regiões do Estado. Nova Mutum é o município com maior número de aviários, cerca de 500. Já Nova Marilândia tem 80 aviários, considerado o município com o menor número de granjas. Em Lucas do Rio Verde são 181 aviários, Sorriso tem 265, Tangará da Serra 171 e Campo Verde 326. Apesar deste panorama considerado positivo, o que tem chamado a atenção é a criação de galinha caipira e semicaipira.

Em julho, a secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) e diversos outros parceiros montaram, na Escola Estadual Agrotécnica de Poxoréu, uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) de Avicultura de Postura. Aproveitando a estrutura que já existia na Escola, a Seaf forneceu 200 filhotes fêmeas das galinhas, da raça Hisex Brown (poedeira), ração, equipamentos e insumos para este novo projeto.

A assistência técnica ficou por conta da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), a manutenção das instalações com a prefeitura e a Escola Agrotécnica vai cuidar da criação das aves e da comercialização dos ovos. Este projeto começou em março de 2016, com 200 pintainhas em sistema semi-intensivo, no qual as aves permaneceram em regime fechado em um galpão até completar 28 dias. Após este período foram soltas para pastar durante o dia e à noite eram recolhidas no galpão.

A produção de ovos ocorrida na URT no período de agosto de 2016 a maio de 2017 resultou em 44,247 mil ovos, o que equivale a 3,687 mil dúzias. Parte dessa produção foi doada para a Creche Lar dos Meninos de Poxoréu e o restante comercializado no comércio local. Para capacitar e qualificar os interessados em investir na criação de aves, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT) oferece 9 treinamentos específicos para a cadeia produtiva da avicultura. Dentre eles, o de avicultura básica tipo caipira, avicultura de corte, de postura, de postura comercial e boas práticas de produção para avicultura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...

Preço do boi gordo fica estável em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou, no final...

Cotação da soja disponível em MT fica estável e mercado futuro sobe

A cotação da soja disponível no Estado ficou estável,...
PUBLICIDADE