PUBLICIDADE

Medida aprovada pelo Governo traz segurança jurídica ao campo, diz CNA

PUBLICIDADE

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) avaliou  que o parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), aprovado pelo presidente Michel Temer, determinando que toda administração pública federal cumpra a decisão do Supremo no julgamento do caso da Raposa Serra do Sol, trará segurança jurídica ao campo. Para a Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA, a medida, anunciada na última quarta-feira, institui para a administração pública o cumprimento da decisão do STF sem inovar na ordem jurídica.

“No nosso entendimento, o parecer da AGU que determina que os órgãos do governo cumpram a Constituição Federal de 1988, de acordo com a interpretação do STF, confere segurança jurídica necessária ao setor produtivo”, afirmou o presidente da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), Maurício Saito.

Em março de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF), interpretando a Constituição Federal, decidiu fixar “salvaguardas institucionais às terras indígenas”, aplicando esse entendimento a todos os processos de demarcação em andamento, sem efeito sobre as que já foram finalizadas.

Entre as diretrizes fixadas pelo STF está a que veda a ampliação de terra indígena já demarcada e a que determina a participação dos estados e municípios em todo o processo administrativo de demarcação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Chuvas irregulares preocupam sojicultores em Mato Grosso, diz instituto

As chuvas no Estado tiveram irregularidade, nos últimos 30...

Arroba do boi gordo em Mato Grosso sobe 1 1,6%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, esta...

Soja disponível em Mato Grosso cai 0,40%

A saca da soja disponível teve queda de 0,40%,...
PUBLICIDADE