PUBLICIDADE

Medida aprovada pelo Governo traz segurança jurídica ao campo, diz CNA

PUBLICIDADE

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) avaliou  que o parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), aprovado pelo presidente Michel Temer, determinando que toda administração pública federal cumpra a decisão do Supremo no julgamento do caso da Raposa Serra do Sol, trará segurança jurídica ao campo. Para a Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA, a medida, anunciada na última quarta-feira, institui para a administração pública o cumprimento da decisão do STF sem inovar na ordem jurídica.

“No nosso entendimento, o parecer da AGU que determina que os órgãos do governo cumpram a Constituição Federal de 1988, de acordo com a interpretação do STF, confere segurança jurídica necessária ao setor produtivo”, afirmou o presidente da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), Maurício Saito.

Em março de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF), interpretando a Constituição Federal, decidiu fixar “salvaguardas institucionais às terras indígenas”, aplicando esse entendimento a todos os processos de demarcação em andamento, sem efeito sobre as que já foram finalizadas.

Entre as diretrizes fixadas pelo STF está a que veda a ampliação de terra indígena já demarcada e a que determina a participação dos estados e municípios em todo o processo administrativo de demarcação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

China diminui compra e exportações de soja de Mato Grosso baixam 11%

As exportações de soja feitas por Mato Grosso diminuíram...

Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso estreia na Acricorte

A Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso...

Exportação de algodão de Mato Grosso bate recorde

Mato Grosso teve, mês passado, 244,49 mil toneladas...

União Europeia veta compra de carne brasileira a partir de setembro

A União Europeia anunciou hoje a exclusão do Brasil...
PUBLICIDADE