PUBLICIDADE

Plenário pode votar urgência para projeto sobre invasão de terras, diz Maia

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que pode votar ainda hoje a urgência de projeto que agiliza a reintegração de posse em caso de invasão de terras (PL 10010/18). Maia participou de reunião na Confederação Nacional da Agricultura (CNA) nesta quarta-feira e recebeu uma lista de 12 projetos prioritários para o setor para serem votados ainda neste ano pela Câmara.

“Vamos olhar as propostas começando com o projeto do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), que é um projeto importante porque vai punir mais aquele que se considera no direito de invadir uma propriedade privada”, disse o presidente.

Outro projeto que Maia quer dar prioridade neste ano é o que altera o atual Estatuto do Desarmamento (PL 3722/12). A proposta, renomeada de Estatuto de Controle de Armas de Fogo, assegura a todos os cidadãos que cumpram os requisitos mínimos exigidos pela proposta o direito de portar arma de fogo em legítima defesa ou proteção do próprio patrimônio.

Pelo texto fica permitido a moradores e funcionários de áreas rurais terem porte de arma de fogo para usar dentro dos limites da propriedade. “Tem questões que são consensuais, como tirar a discricionariedade do governo em relação ao direito à posse ou ao porte para aqueles que cumprirem todas as regras. Podemos, inclusive, ter regras mais duras, ter um cadastro e ver de que forma essa discussão no campo pode entrar no debate”, afirmou Maia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso fecha ano com recorde na produção de algodão

A safra 2024/25 marcou novo recorde na produção de...

Safra de soja em 2026 vai crescer 1,6% e produtividade deve baixar 8%, prevê IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) projetou para...

Preço melhora em Mato Grosso, safra de milho cresce 6,2% e produtividade 10%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) consolidou a...
PUBLICIDADE