PUBLICIDADE

Presidente da CNA diz que prazo para aderir ao refis do Funrural será prorrogado

PUBLICIDADE

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, anunciou na abertura da 84ª Expozebu, em Uberaba, Minas Gerais, a prorrogação do Refis do Funrural, que trata do parcelamento de dívidas previdenciárias de produtores rurais com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). A medida provisória já foi assinada pelo presidente da República Michel Temer e será anunciada pelo governo.

“A CNA tem buscado o que é melhor para o produtor rural. A não prorrogação seria um desastre porque a Receita Federal não estava preparada para fazer a adesão. O governo entendeu que não tinha prejuízo nenhum em prorrogar, mas para o produtor rural faz toda a diferença”, afirmou o presidente da CNA, acrescentando o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Martins ressaltou ainda a necessidade de se criar um ambiente seguro para os produtores de alimentos. “A agropecuária brasileira é fantástica, mas os produtores rurais precisam de segurança para continuar produzindo. É preciso reduzir o índice de criminalidade no campo”, destacou.

A convite de João Martins, o presidente Temer esteve na Expozebu pela primeira vez. Em seu discurso ele reforçou que o agronegócio é um dos sustentáculos do PIB brasileiro. “Neste ano a tendência é que o PIB alcance 3%. Tudo isso se deve ao agronegócio brasileiro. Meu reconhecimento ao setor que faz o progresso do Brasil”, declarou Temer.

A 84ª Expozebu comemora os 80 anos de registro genealógico de raças zebuínas feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (MAPA) e o cinquentenário do Programa de Melhoramento Genético Zebuíno.

Para o presidente do Sistema FAEMG/SENAR-MG, Roberto Simões, o evento representa o que há de mais moderno em termos de melhoramento genético. “Uberaba é o berço do zebu brasileiro. Aqui que está a elite de matrizes e reprodutores que trazem o melhoramento genético aos rebanhos brasileiros. Isso é da maior importância quando se trata de produtividade”, avaliou Simões.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo Borges, o Brasil possui mais de 19 milhões e 200 mil registros de zebuínos. “Isso representa mais de 20 gerações sucessivamente melhoradas geneticamente” .

O presidente da ABCZ anunciou o lançamento do Selo Transparência ABCZ Mais Integridade, que possibilitará dar mais transparência às boas práticas aos criadores da raça.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: plantio de soja atrasa e presidente de sindicato prevê complicações

A safra de soja 2025/26 em Sorriso, maior produtor nacional,...

Decreto altera prazo e propõe descontos para multas aplicadas pelo Indea em MT

Produtores rurais agora contam com 30% de desconto no...

Preço da reposição de gado em Mato Grosso sobe

A diferença de ritmo entre a alta do bezerro...

Chuvas irregulares preocupam sojicultores em Mato Grosso, diz instituto

As chuvas no Estado tiveram irregularidade, nos últimos 30...
PUBLICIDADE