PUBLICIDADE

Chuva atrapalha colheita da soja em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Após a estiagem que atrasou o início do plantio da soja na safra 2017/2018, na fase atual (de colheita) as chuvas recorrentes diminuem o ritmo de trabalho. Dos 9,424 milhões de hectares cultivados com soja no Estado, 12,35% estavam colhidos na última semana de janeiro, ante 16,25% no mesmo período de 2017. Das 7 microrregiões monitoradas pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a região norte concentra o maior atraso, com apenas 4,81% da área plantada (306,566 mil/ha) colhidos.

Durante igual mês de 2017, a colheita da soja na região alcançava 15,75% da área. Entre a última safra e a atual, o atraso chega a 10,93 pontos percentuais. A maior área de sojicultura está no Médio-Norte mato-grossense, onde estão os municípios de Sorriso e Sinop. Na região, a colheita atinge 17,65% dos 3,216 milhões (ha) ocupados com soja, percentual um pouco abaixo dos 21,68% colhidos no encerramento de janeiro de 2017.

Com 2,250 mil (ha) cultivados com a oleaginosa no município de Sorriso (a 420 km ao Norte de Cuiabá), o produtor Laércio Lenz interrompeu a colheita durante os últimos 5 dias por causa das chuvas. “Ainda é cedo para quantificar perdas. Aqui não temos ainda muita notícia de soja ardida, mas depois que (o grão) seca sempre acaba perdendo um pouco a qualidade. Hoje o sol apareceu”.

No outro extremo de Mato Grosso, a colheita segue normal, após interrupções motivadas pelas chuvas. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis (a 212 km ao Sul de Cuiabá), Aylan Gonçalo de Arruda, a safra atual foi afetada no início pela falta de chuvas e na etapa da colheita pelo excesso de umidade.

A desaceleração no ritmo de produção da soja interfere no andamento da 2ª safra, avalia Arruda. “Alguns produtores já estão reduzindo bastante a área da safrinha, por causa da janela de plantio mais curta”, comenta. No Centro-Sul mato-grossense estão colhidos 11,52% dos 696,979 mil hectares plantados, segundo dados do Imea. Durante igual período do ano passado, o percentual colhido chegava a 15,09%.

No município de Campo Novo do Parecis (a 396 km a Noroeste de Cuiabá), as inundações de algumas propriedades verificadas na última safra não se repetiram na atual, segundo a presidente do Sindicato Rural, Giovanna Velke. “Choveu bastante no último fim de semana, mas as chuvas são espalhadas e a colheita está dentro da normalidade”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...

Preço do boi gordo fica estável em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou, no final...

Cotação da soja disponível em MT fica estável e mercado futuro sobe

A cotação da soja disponível no Estado ficou estável,...
PUBLICIDADE