quarta-feira, 16/julho/2025
PUBLICIDADE

Defesa Civil reconhece situação de emergência em Alta Floresta

PUBLICIDADE

Mais um município de Mato Grosso teve o decreto de situação de emergência reconhecido pela Defesa Civil. Em publicação feita no Diário Oficial da União, que circulou hoje, o secretário nacional da pasta, Renato Newton Ramlow, homologou a situação de emergência em Alta Floresta. A cidade teve diversos estragos, desde o início de janeiro, causados por chuvas intensas.

A prefeita em exercício, Marineia Munhoz, decretou situação de emergência argumentando que são inúmeros prejuízos, principalmente quanto a pontes danificadas e bueiros do sistema viário do município. A gestora alegou ainda que as perdas econômicas são consideráveis e citou também o fato de alunos ficarem sem aulas (devido a impossibilidade de tráfego de ônibus escolares em algumas estradas vicinais), comprometimento e inviabilização do trânsito, danos ambientais, dentre outros.

Até agora, 18 municípios de Mato Grosso tiveram a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil. O decreto de Terra Nova do Norte está em situação de análise pelo órgão. Ao todo, 39 municípios são monitorados pela Secretaria adjunta de Defesa Civil, vinculada à Casa Civil do Estado, por conta dos danos causados pelas chuvas.

Com o reconhecimento federal o município pode pleitear recursos para a reconstrução das áreas atingidas, mediante a apresentação de um Plano de Trabalho orientado pela Defesa Civil do Estado, onde constará as metas a serem analisadas pela Secretaria Nacional.

A Defesa Civil acompanha, orienta e homologa as solicitações de Situação de Emergência dos municípios. A Adjunta também realiza o monitoramento da previsão do tempo para as áreas atingidas pelas chuvas conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em 2017, 34 municípios de Mato Grosso solicitaram a Decretação de Situação de Emergência. Com o auxílio da Defesa Civil eles requereram um montante de R$ 124,8 milhões ao governo federal por meio do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil para 243 ações e obras de reconstrução.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputados aprovam proposta do Governo de MT congelando valores do Fethab

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram em segunda e...

Assembleia aprova em 1ª votação orçamento de MT do próximo ano; R$ 39,8 bilhões

Deputados estaduais aprovaram em primeira votação, hoje, o projeto...

Governador de SP e Mauro se reúnem em Cuiabá com lideranças empresariais

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e...
PUBLICIDADE