PUBLICIDADE

Mato Grosso tem protestos com bloqueios em 8 trechos em rodovias federais contra aumentos no diesel

PUBLICIDADE

A Polícia Rodoviária confirmou que neste momento os caminhoneiros fazem manifestações em 8 pontos das BRs 163, 070, 364 e 174, contra o reajuste de até 15,9% no preço do óleo diesel. Em Sinop o bloqueio começou às 14h, na BR-163, na região do bairro Alto da Glória.

Também tem bloqueios em Nova Mutum (BR-163 no km 593), Barra do Garças (BR-070 no km 5), Primavera do Leste (BR-070 no km 282) Cuiabá, (BR-070 no km 504, BR-364 no km 392), Sapezal (BR 364 no km 1.120) e Comodoro (BR-174 km 488).

De acordo com a assessoria da concessionária que administra a via, a primeira interdição começou pela manhã na BR-364, no quilometro 396, no Distrito Industrial, em Cuiabá. Em outro trecho iniciou por volta das 11h, no Trevo do Lagarto, no quilômetro 435, em Várzea Grande, e terminou às 14h30. Ao menos 400 pessoas participam dos protestos.

Veículos de passeios ambulâncias, ônibus e caminhões com cargas vivas e perecíveis estão passando. O protesto também é feito em 17 Estados.

Os caminhoneiros autônomos querem a redução da carga tributária sobre o diesel, zeragem da alíquota de PIS/Pasep, Cofins e a isenção da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). De acordo com a assessoria, os impostos representam quase a metade do valor do diesel na refinaria. A carga tributária menor daria fôlego ao setor, já que o diesel representa 42% do custo da atividade.

O aumento no diesel é resultado da nova política de preços da Petrobrás, que repassa para os combustíveis a variação da cotação do petróleo no mercado internacional para cima ou para baixo. Nos últimos meses, porém, o petróleo tem apresentado forte alta – ontem, chegou a bater na casa dos US$ 80 o barril, valor que não registrava desde novembro de 2014.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal reduz 11 anos de pena de condenado por duplo homicídio no Nortão

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...

Executores de homicídio motivado por seguro de vida são condenados em MT

Dois executores do assassinato de Paulo Sander Alves foram...

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos...

Réu é condenado a 16 anos de cadeia por assassinato em Sorriso

O tribunal do júri da Comarca de Sorriso condenou,...
PUBLICIDADE