PUBLICIDADE

Importações feitas por empresas de Sinop crescem mais de 900% no primeiro trimestre

PUBLICIDADE

Sinop fechou o primeiro trimestre de 2018 com um saldo de U$ 2,18 milhões de importação, um salto positivo de 938% em relação ao mesmo período do ano passado. Os números são da movimentação da balança comercial fornecidos pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e colocam o município como o 13º que mais importa em Mato Grosso.

Apesar do crescimento percentual, o valor ainda é baixo e representa apenas 0,9% das compras mato-grossenses. Dos U$ 2,18 importados, 53% representam veículos aéreos vindos dos Estados Unidos, 30% de ferramentas de serviços compradas na Suíça e 10% são de ferramentas vindas da Alemanha. O restante é de produtos diversos.

O economista e professor diretor de inovações tecnológicas da Unemat, Feliciano Azuaga, explica que o crescimento nas importações é atípico e, pelo extrato apresentado pelo MDIC, o valor pode ter ser explicada por uma única compra de avião. “O valor de importação de Sinop é muito baixo e qualquer valor acima do normal faz estourar a balança comercial”, declarou.

O fato de importar pouco, não significa, segundo Azuaga, que Sinop seja independente de produtos estrangeiros. Assim como Mato Grosso, Sinop também depende de insumos agrícolas importados, mas que não são repassados diretamente. “Os escritórios das tradings não estão em Sinop. Estão em Cuiabá e Rondonópolis, que importam os insumos e os repassam para outros municípios”, explicou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo federal anuncia conta de luz com menor tarifa em janeiro

O ano de 2026 começará sem custo extra na...

Governo libera saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário

O governo federal publicou uma medida provisória hoje liberando...

Mais de 141 mil ainda não sacaram abono salarial; veja como consultar

Um total de 141.628 trabalhadores ainda não sacaram o...
PUBLICIDADE