sexta-feira, 17/maio/2024
PUBLICIDADE

Sorriso passa a vender produtos para mais 12 países

PUBLICIDADE

O fechamento das estatísticas da balança comercial de Mato Grosso no primeiro trimestre de 2018, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, reafirma Sorriso como o município que mais exporta no estado. Este ano, foram enviados U$ 354 milhões de produtos, quase na totalidade agrícolas, ao exterior contra U$ 345 milhões nos três primeiros meses de 2017, um ganho de U$ 9 milhões, o que representa 2,6%.

Os dados também revelam a diversificação no destino das vendas de Sorriso. A China continua sendo o principal mercado, mas teve uma retração de 38% no volume de compras, que somam U$ 160 milhões este ano contra U$ 258 em 2017. Por outro lado, o Irã, que se mantém como segundo destino, aumentou a participação nas compras de U$ 14 milhões para U$ 43 milhões, uma variação positiva de 83%. A Espanha, terceiro maior comprador, também aumentou sua participação em 84%, saindo de U$ 14 milhões para U$ 27 milhões.

Sorriso ainda conquistou 12 novos mercados que não apareciam nas estatísticas de 2017. O Egito comprou U$ 18 milhões e o Líbano, também novato, mais U$ 10 milhões. A lista das novidades ainda conta com Itália, Coreia do Sul, Marrocos, República Dominicana, Porto Rico, Indonésia, México, Tunísia, Bangladesh e Paraguai.

Desta forma, mesmo com a redução do mercado chinês, a Ásia (incluindo o Oriente Médio) continua como o principal bloco econômico a negociar com Sorriso, responsável por U$ 201 milhões das compras. O valor é 23% a menos do que os U$ 273 milhões negociados no primeiro trimestre do ano passado. A União Europeia apresenta crescimento de 57% nas negociações e com a África, um mercado até então inexplorado, o avanço é de 731%.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso registra a menor taxa de desemprego do país, segundo IBGE

Mato Grosso registrou a menor taxa de desemprego do...

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em maio e junho

Cerca de 4,4 milhões de trabalhadores com carteira assinada...

Sinop: Antoniolli se licencia e Paludo assume presidência do Sindusmad

O vice-presidente Diogo Paludo assumiu, interinamente, a presidência Sindicato...
PUBLICIDADE