
Os dados também revelam a diversificação no destino das vendas de Sorriso. A China continua sendo o principal mercado, mas teve uma retração de 38% no volume de compras, que somam U$ 160 milhões este ano contra U$ 258 em 2017. Por outro lado, o Irã, que se mantém como segundo destino, aumentou a participação nas compras de U$ 14 milhões para U$ 43 milhões, uma variação positiva de 83%. A Espanha, terceiro maior comprador, também aumentou sua participação em 84%, saindo de U$ 14 milhões para U$ 27 milhões.
Sorriso ainda conquistou 12 novos mercados que não apareciam nas estatísticas de 2017. O Egito comprou U$ 18 milhões e o Líbano, também novato, mais U$ 10 milhões. A lista das novidades ainda conta com Itália, Coreia do Sul, Marrocos, República Dominicana, Porto Rico, Indonésia, México, Tunísia, Bangladesh e Paraguai.
Desta forma, mesmo com a redução do mercado chinês, a Ásia (incluindo o Oriente Médio) continua como o principal bloco econômico a negociar com Sorriso, responsável por U$ 201 milhões das compras. O valor é 23% a menos do que os U$ 273 milhões negociados no primeiro trimestre do ano passado. A União Europeia apresenta crescimento de 57% nas negociações e com a África, um mercado até então inexplorado, o avanço é de 731%.


