segunda-feira, 14/julho/2025
PUBLICIDADE

Estudo aponta que uso de armas de fogo em homicídios continua crescendo

PUBLICIDADE

Relatório elaborado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta uma situação preocupante em todo o país. O número de homicídios causados por arma de fogo continua crescendo, mesmo com a aprovação do Estatuto do Desarmamento em 2003. De acordo com o documento, de 1999 a 2008 foram registradas 478.369 mortes em decorrência de homicídios no Brasil. Desse total, 332.795, ou 70%, foram praticadas com arma de fogo.

Para se ter uma ideia do crescimento de mortes por emprego com arma de fogo, em 1996 foram registrados em todo o país 38.894 homicídios. Deste total, 22.976 ocorreram com emprego de uma arma de fogo, ou seja 59,1%. Já em 2008, houve registro de 48.610 homicídios, dos quais 34.678 foram por armas de fogo ou uma porcentagem de 71,3% do total.

Ainda, segundo o relatório, as regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país são as que mais utilizam armas de fogo na prática de crimes. Centro Oeste e Norte apresentam uma proporção bem mais reduzida.

Esses dados mostram que o uso de armas ganha cada vez mais espaço no mundo do crime. A partir de 2003, a cada 10 mortes, 7 foram causadas por arma de fogo. “Esses dados são alarmantes. O crescimento do tráfico ilegal e o fácil acesso às armas indicam a importância de qualificar e avançar nos debates sobre violência e segurança pública no Brasil, principalmente nos Municípios”, destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, por meio da assessoria de imprensa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça decreta prisão de suspeito de assassinar ex-jogador de vôlei em Mato Grosso

A justiça decretou a prisão do empresário acusado de...

Lei seca em Mato Grosso tem 43 veículos removidos em Mato Grosso

Duas edições da Operação Lei Seca realizadas em Cuiabá,...

Ladrões invadem residência, são baleados por moradores e presos em Sinop

A Polícia Militar agiu rápido e frustrou uma tentativa...

Homem agride companheira, a golpeia com faca e é preso em Sinop

Policiais militares prenderam o homem, de 44 anos, por...
PUBLICIDADE