PUBLICIDADE

PF decide suspender operação após confronto com índios no Estado

PUBLICIDADE

A Operação Eldorado, que investiga a extração ilegal de ouro em terras indígenas, foi suspensa temporariamente. O motivo foi o confronto entre policiais federal e indígenas na aldeia Teles Pires, na região de Alta Floresta. Como resultado, dois índios foram baleados e estão internados no Pronto Socorro de Cuiabá e quatro policiais ficaram feridos sem grandes gravidades

O corpo de um índio, da etnia Mundurukú, foi localizado, esta manhã, pelos próprios indígenas. Ele estava desaparecido, desde ontem de manhã, no momento do conflito. O coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Alta Floresta, Clóvis Gomes, disse que o corpo estava no rio Teles Pires. Um exame irá apontar se a morte dele foi por afogamento, já que estaria no rio no momento do confronto, ou se ele foi baleado.

“A execução da operação foi suspensa temporariamente e, neste momento, o Departamento de Polícia Federal, a Fundação Nacional do Índio (Funai), a Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai/MS), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério do Meio Ambiente prestam toda a assistência necessária aos indígenas e policiais”, diz um trecho da nota da Polícia Federal.

Conforme Só Notícias já informou, 17 índios foram levados, de ônibus, para a delegacia da Polícia Federal em Sinop, onde prestam depoimentos. A reação dos índios teria ocorrido porque há suspeitas que ganhariam dinheiro de envolvidos na extração ilegal de ouro na área indígena.

A PF prendeu, esta semana, em Mato Grosso e outros Estados, ao menos 16 pessoas envolvidas em extração ilegal de ouro cujo esquema pode ter movimentado cerca de R$ 150 milhões. Algumas prisões foram em Cuiabá de acusados de comprar ouro retirado ilegalmente.

(Atualizada às 16h20)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem agride colegas de trabalho com garrafa de vidro e é preso em Mato Grosso

Policiais militares prenderam, ontem, um homem suspeito de agredir...

Suspeito por tentativa de feminicídio é preso no Nortão

Um homem de 36 anos foi preso em flagrante,...

Polícia localiza 4º corpo em menos de 2 horas em Sinop

O corpo de um homem foi encontrado, há pouco,...
PUBLICIDADE