domingo, 13/julho/2025
PUBLICIDADE

Éder presta depoimento e nega fraude em escândalo das cartas de crédito

PUBLICIDADE

Terminou, agora há pouco, o depoimento do ex-secretário de Estado de Fazenda, Éder de Moraes, na Delegacia Fazendária, em Cuiabá. Ele estava sendo interrogado pelo delegado Lindomar Tofolli, da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública, sobre o suposto esquema das cartas de crédito pagas irregularmente. Ao sair da delegacia, o ex-secretário negou que tenha ocorrido qualquer tipo de fraude no processo durante o tempo que geriu a pasta. Segundo ele, já havia um acordo anteriormente e que em sua gestão foi apenas cumprido.

Já o delegado disse que o depoimento de Éder foi “esclarecedor”, mas que não poderia revelar mais detalhes sobre o assunto. Como também não confirmou se o ex-secretário tem culpa ou não sobre o escândalo. Tofolli disse ainda que o ex-governador e atual senador, Blairo Maggi (PR), já foi ouvido, mas ainda falta o depoimento do suplente de deputado estadual Gilmar Fabris (DEM) e algumas pessoas ligadas a ele para concluir esta fase. Ele disse que pretende finalizar a primeira fase do inquérito até junho deste ano, apontando quem teria desviado o recurso e também quanto cada um levou.

Segundo as investigações da Polícia Civil, na época, apontava que as o esquema fraudulento teria ocorrido após a negociação entre o governo do Estado, por meio da Sefaz, e agentes fazendários para equiparação salarial com os demais servidores da pasta. A operação policial foi deflagrada em dezembro do ano passado.

Na oportunidade, o próprio delegado estimava que o governo estadual teve prejuízos que podem chegar a R$ 253 milhões. A polícia investigava, desde julho do ano passado, o esquema de falsificação nas cartas de créditos concedidas para alguns agentes fazendários.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça decreta prisão de suspeito de assassinar ex-jogador de vôlei em Mato Grosso

A justiça decretou a prisão do empresário acusado de...

Lei seca em Mato Grosso tem 43 veículos removidos em Mato Grosso

Duas edições da Operação Lei Seca realizadas em Cuiabá,...

Ladrões invadem residência, são baleados por moradores e presos em Sinop

A Polícia Militar agiu rápido e frustrou uma tentativa...

Homem agride companheira, a golpeia com faca e é preso em Sinop

Policiais militares prenderam o homem, de 44 anos, por...
PUBLICIDADE